Livros

Ana Ferrão


MGFamiliar . - Sunday, August 26, 2012

Leituras médicas & não só:

"Óscar e a senhora cor de rosa" de Eric- Emmanuel Schmitt, Editora Ambar

Há uma série de livros importantes na minha formação médica, embora não tratem de temas médicos… Fazem parte desta série “A misteriosa chama da Rainha Loana” de Umberto Eco, “ O homem que confundiu a mulher com um chapéu”, de Oliver Sacks, ou “Quando Nietchze chorou”, de Irvin D. Yalom .

Mas na hora de escolher um não resisti à voz infantil do Óscar que, do alto da sua sabedoria de dez anos, diz

“Chamo-me Óscar, tenho dez anos, peguei fogo ao gato, ao cão, à casa (acho que até grelhei os peixes vermelhos) e é a primeira carta que te mando porque dantes, por causa dos estudos, não tinha tempo. Desde já te aviso: detesto escrever. É mesmo preciso ser obrigado. Porque escrever é grinalda, pompom, rendinha, fita, etc. Escrever é apenas uma mentira que ornamenta. Uma coisa de adultos.”

Óscar é a personagem principal do livro “Óscar e a senhora cor de rosa” de Eric- Emmanuel Schmitt, que nos fala das cartas que um menino escreve a Deus, quando aceita um jogo proposto pela senhora cor de rosa, vivendo cada dia como se esse dia valesse dez anos. Fala também de uma menina apaixonada pelas doenças, cujo livro preferido é o Dicionário Médico, onde não existem palavras importantes como morte, vida, fé ou Deus.

Óscar acha estranho que um livro tão sério como o Dicionário Médico só fale de coisas particulares, “problemas que podem acontecer a este ou àquele sujeito. Mas não estão lá as coisas que nos dizem respeito a todos: a Vida, a Morte, a Fé, Deus.” A resposta da vóvó Rosa a esta questão explica porque é que partilho convosco este livro :

“...as perguntas mais importantes permanecem perguntas. Encerram um mistério. A cada resposta devemos acrescentar um “talvez”. Só as perguntas sem interesse têm uma resposta definitiva.”

Comments
Olga commented on 23-Dec-2012 12:20 AM
Olá a todos,
Primeiro devo admitir que não dedico muito tempo a leitura de livros, mas este livro foi um daqueles que me agarrou a alma, teve o ler até ao fim. Adorei o livro!!! Apaxonei me por o Óscar, e do seu modo simples de ver a vida mesmo na faze final, recordar o lado humano que existe em todos nós e que muitas vezes tentamos evitar e fugir de.

Adorei o livro e recomendo a todos os "preguiçosos" como eu, para dar uma vista de olhos.

XOXOXO


Post a Comment




Captcha Image