Livros

José Silva Henriques


MGFamiliar . - Thursday, November 05, 2009

Leituras médicas & não só... : "História da Guerra do Peloponeso" por Tucídides, Edições Sílabo, 2008, 1ª Edição

A "História da Guerra do Peloponeso", também conhecida por “Os Oito Livros da Guerra do Peloponeso”, é uma excelente obra de História, ramo do saber pelo qual, entre outros, sempre tive uma grande paixão.

O autor desta obra clássica e de referência, Tucídides (460 a.C.-395 a.C.), ateniense, filho de um médico, é considerado um dos maiores historiadores de sempre, e um pioneiro da História moderna.

O livro com mais de 700 páginas descreve com uma grande objectividade e rigor de análise de causa e efeito, o conflito armado entre dois blocos do mundo helénico, em que um dos blocos era liderado pela aristocrata Esparta e o outro bloco liderado pela democrata Atenas.

Esta obra é, e será sempre uma fonte de ética, moral, filosofia, política e estratégia, para além de ciência militar, que nos proporciona preciosos ensinamentos sobre o que leva a mover e motivar o Homem na Sociedade, nas Organizações e no Mundo.

O Homo Sapiens Sapiens é e será sempre o Homo Sapiens Sapiens, com a sua grandeza e com a sua fraqueza. Também é assim que se faz a evolução.

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image