Livros

Miguel Melo


MGFamiliar . - Wednesday, June 20, 2012

Outras leituras: "Ensaio Sobre a Cegueira" por José Saramago, Editorial Caminho, 1995

Este livro, de José Saramago, é um daqueles livros que depois de serem lidos nunca mais se esquecem.

"Ensaio sobre a cegueira" é sobre uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos no seio de uma comunidade, com o instinto de sobrevivência a sobrepor-se à civilização; a partir desta inexplicável epidemia, Saramago leva-nos até à ausência dos valores mais básicos de uma sociedade, transformando os seus personagens em animais egoístas.

Uma visão pessimista do homem, evidenciando, de uma forma crua, os instintos mais primitivos na busca pela sobrevivência e onde a indiferença para com o seu semelhante é uma das maiores cegueiras.

amo-nos habituando às coisas más, dolorosas, e perdemos a sensibilidade, a capacidade de combater as coisas más, de reagir…

Este livro que faz-nos pensar sobre a natureza humana (podíamos ser nós ali…) e, mais do que isso, faz-nos ter medo da própria humanidade frente a uma situação de caos.

O "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago é um dos livros mais inquietantes, angustiantes, mais cruel mais triste que já li; mas é também um dos mais enternecedores, lúcidos, verdadeiros e humano…. brutalmente humano.

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image