Livros

Raquel Braga


MGFamiliar . - Thursday, January 20, 2011

Outras leituras: “As velas ardem até ao fim” por Sándor Márai

Vários livros me impressionaram, me emocionaram e alguns até me fizeram amadurecer. Alguns tiveram um impacto decisivo na minha vida e alteraram a minha forma de estar.

Nos últimos anos, infelizmente, o prazer de ter tempo para me encontrar com um bom livro tem sido mais raro… por isso, foi com alguma surpresa, que há 2 ou 3 anos, sem aviso prévio, me deixei enlevar por um livro fininho de um autor húngaro para mim, até então desconhecido, Sándor Márai.

Em “As velas ardem até ao fim” penetramos num ambiente límpido e profundo, embora ligeiramente sombrio e arrepiante onde os sentimentos voltam a ter o peso que tinham no século passado. Foi revigorante revisitar valores absolutos como o amor, a amizade, a honra e a fidelidade.

Outras leituras: “Coração independente” por Pedro Serrano

Outro livro importante, que acho que todos os médicos deveriam ler é o “Coração independente” do nosso colega Pedro Serrano. Com um estilo de escrita magistral, muita sensibilidade, ironia e humor ele faz o relato do seu encontro com a morte através de um enfarte cardíaco e de um cancro e mostra como se sente um doente que das outras vezes, (em que esteve pessoalmente mais longe da morte), é médico…

É como se fosse a visão do outro lado… que todos deveríamos, obrigatoriamente, ter.

Um relato de humildade, perplexidade e uma lição acerca da vida, da morte e das fragilidades da doença. Mas também uma reflexão acerca da gratidão, da confiança, da insegurança, da esperança e da entrega de quem está doente…

Tenho-o oferecido aos meus internos como prenda de boas-vindas porque penso que lê-lo é tornar-nos mais próximos das outras pessoas, que às vezes estão doentes, frágeis e surpresas com o que lhes está a acontecer…

Leituras médicas: “Cuidados primários em Medicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório”, Allan H.

Por último gostava de destacar um livro que me impressionou e me tem sido muito útil desde o meu internato: “Cuidados primários em Medicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório”, de Goroll , Allan H., publicado em 1997 pela McGraw-Hill de Portugal, com prefácio à Edição Portuguesa de José Guilherme Jordão.

Apesar de ser um livro médico, li-o aos pedaços, com a voracidade de quem lê um romance e percorri cheia de culpa capítulos que não me eram nada úteis nesses momentos em que estava demasiado pressionada com outros afazeres…

Com a crescente entrada de internos na especialidade de Medicina Geral e Familiar e com o recente aumento de jovens médicos de Medicina Geral e Familiar apetecia-me deixar um desafio à preparação de mais uma magnífica edição deste livro em português de Portugal…

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image