MaisOpinião +

Equipas Comunitárias de Cuidados Paliativos


MGFamiliar ® - Thursday, January 12, 2017




A medicina paliativa é hoje uma competência reconhecida pela ordem dos médicos. Para que um médico obtenha a competência terá de realizar a formação teórica pós-graduada e estágio em equipas com profissionais já com a competência. Em Portugal a maioria dos hospitais de referência já possui uma equipa de cuidados paliativos. Estas equipas aliviam o sofrimento de doentes e famílias diretamente ou através da consultoria a outras especialidades.

Agora é o tempo dos cuidados paliativos chegarem a casa de cada doente, de norte a sul do país. Estão neste momento a formar-se Equipas Comunitárias de Cuidados Paliativos, pelo menos uma por ACES.

As equipas comunitárias deverão também apoiar doentes em lares ou unidades de cuidados continuados e capacitar médicos de família a cuidar de forma mais eficaz. É impossível prestar cuidados paliativos a todos os doentes que necessitam se não se capacitarem os respetivos médicos de família. É este o objetivo das equipas comunitárias de cuidados paliativos. 

Os médicos interessados devem falar com a coordenação do ACES respetivo. São necessários médicos a tempo inteiro ou parcial de acordo com o plano estratégico nacional.  Cada médico das equipas deverá ter pós-graduação e estágio em serviço/equipa de Cuidados Paliativos. 

Acredito que esta rede permitirá enfim que quem morre receba os mesmos cuidados que quem nasce.

Por José Eduardo Oliveira , Especialista em Medicina Geral e Familiar, Competência em Medicina Paliativa pela ordem dos médicos



Informação complementar: 

Portaria que regula, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Paliativos, a caracterização dos serviços e a admissão nas equipas locais

Despacho n.º 14311-A/2016 - Plano Estratégico para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos
 




Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image