Prescrição Racional

Um ano após EAM: ticagrelor + AAS vs AAS


MGFamiliar ® - Monday, November 09, 2015



Pergunta clínica: manter a dupla antiagregação com ticagrelor e ácido acetilsalicílico 12 meses após enfarte agudo do miocárdio é seguro e diminui a morbi-mortalidade cárdio e cerebrovascular em comparação com a antiagregação simples com ácido acetilsalicílico?

Enquadramento: as recomendações actuais defendem a utilização do ácido acetilsalicílico dos doentes com doença coronária arterial estável (inclui doentes estabilizados após EAM). Os benefícios da dupla antiagregação com ticagrelor (mais de um ano após EAM) ainda não foram demonstrados.

Desenho do estudo: Estudo aleatorizado, duplamente cego. Foram selecionados 21162 indivíduos, com mais de 50 anos e história de EAM há mais de 1 ano e menos de 3.Criaram-se 3 grupos: um grupo medicado com ticagrelor 90 mg, duas vezes por dia; outro com ticagrelor 60mg, duas vezes por dia e outro com placebo. Todos os indivíduos foram também submetidos a tratamento com ácido acetilsalicílico em baixa dose durante uma mediana de 33 meses. Objectivos principais: morte de etiologia cardiovascular (CV), EAM ou acidente vascular cerebral e hemorragia com trombólise no tratamento do EAM.

Resultados: ambas as doses de ticagrelor reduziram a morte por patologia CV, sendo a taxa de Kaplan-Meier aos 3 anos de 7,85%, 7,77% e 9,04% para as doses de 90 mg, 60 mg e placebo, respectivamento (HR para a dose de 90mg comparada com o placebo de 0,85; IC 95%, 0,75 - 0,96; P=0,008; HR para 60mg era de 0,84; IC 95%, 0,74 - 0,95; P=0,004). As taxas de hemorragia com com trombólise no tratamento do EAM com trombólise no tratamento do EAM foram mais elevadas com a dupla agregação (2,60% e 2,30% com 90 e 60 mg, respectivamente), comparada com o uso de ácido acetilsalicílico e placebo (1,06%).

Conclusão: nos doentes com antecedente de enfarte agudo do miocárdio (EAM) há mais de um ano a terapêutica com ticagrelor e AAS reduziu o risco de morte por patologia CV, EAM ou AVC e aumentou o risco de hemorragia major.

Comentário: A dupla antiagregação com ticagrelor e AAS mostrou-se eficaz na prevenção de novos eventos cardiovasculares. Porém, o risco acrescido de hemorragia major e o custo acrescido parecem ser dados importantes para evitar este esquema terapêutico em doentes com antecedente de EAM há mais de um ano. Este estudo foi financiado pela empresa que comercializa o medicamento ticagrelor.

Artigo original:N Engl J Med

 Por Mariana Rio, USF São João do Porto




Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image


Recent Posts


Tags

 

Archive