Prescrição Racional

Recomendação USPSTF: estatina na prevenção primária


MGFamiliar ® - Monday, November 14, 2016





Pergunta clínica: Em indivíduos sem antecedentes de eventos cardiovasculares, a administração de estatina diminui o risco de um evento cardiovascular?

Enquadramento: o benefício do uso de estatinas para prevenção de eventos cardio e cerebrovasculares após um evento anterior está bem estabelecido, contudo o uso de estatinas em pacientes sem antecedentes é mais controverso.

Desenho do estudo: Revisão sistemática da evidência e recomendação produzida pela United Preventive Services Task Force.

Resultados: A United Preventive Services Task Force recomenda iniciar estatinas de baixa a moderada dose em adultos com idades entre 40 a 75 anos sem história de doença cardiovascular que tenham 1 ou mais fatores de risco de doença cardiovascular (dislipidemia, diabetes, hipertensão ou tabagismo) e um Risco Cardiovascular a 10 anos superior ou igual a 10% (recomendação B). A United Preventive Services Task Force recomenda que os clínicos ofereçam aos pacientes a opção de fazer uma estatina de baixa a moderada dose aos pacientes com as mesmas características dos anteriores, mas com Risco Cardiovascular a 10 anos de 7,5% a 10% (recomendação C). Finalmente, a United Preventive Services Task Force conclui que a evidência atual é insuficiente para avaliar o equilíbrio entre benefícios e danos de iniciar o uso de estatina em adultos com idade superior ou igual a 76 anos (declaração I).

Comentário: Esta recomendação da United Preventive Services Task Force é muito relevante e vem contribuir para clarificar a abordagem das dislipidemias na atualidade. Recomendamos vivamente a visualização vídeo que se segue e a consulta do documento original. A calculdadora de risco recomendada é a da ACC/AHA... Este é um dos problemas que temos na prática clínica nacional: continuamos sem dispor de uma calculadora de risco cardiovascular calibrada para dados epidemiológicos da população portuguesa. 

Artigo original: JAMA

Por Carlos Martins, FMUP










Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image


Recent Posts


Tags

 

Archive