Próstata

A próstata é um órgão encontrado apenas nas pessoas do sexo masculino. A função da próstata é produzir fluído para proteger e nutrir os espermatozoídes no sémen, tornando este mais líquido. 

Localização: Sistema reprodutor masculino. Na frente do recto e abaixo da bexiga, envolvendo a uretra.

Tamanho e forma: O tamanho da próstata vai aumentando varia com a idade podendo originar um quadro de Hiperplasia Benigna da Próstata, que nada tem a ver com Cancro da Próstata.

  Cancro da Próstata




O cancro da próstata é frequente?


A probabilidade de se ter cancro da próstata ao longo da vida é elevada. Em média, em cada 6 homens, 1 terá cancro da próstata ao longo da vida. Contudo, a probabilidade de se morrer por cancro da próstata é bastante menor. Em média, apenas 1 em cada 33 homens morrerá devido a este cancro.


A que se deve esta diferença de probabilidade?


Um dos factores que contribui para a menor probabilidade de morrer por cancro da próstata em relação à probabilidade de poder ter a doença, é o facto de uma percentagem significativa de cancros da próstata ter uma evolução muito lenta, sem qualquer repercussão na qualidade de vida do homem e sem nunca se manifestar. Autópsias efectuadas em homens que morreram por outras causas demonstraram que cerca de 80% dos homens entre os 70 e 79 anos tinham cancro da próstata. Contudo, esses cancros nunca se manifestaram. A medicina actual não permite saber, no momento do diagnóstico, se um cancro da próstata é do tipo agressivo ou se, pelo contrário, é daqueles cancros que nunca se irá manifestar por ter uma evolução muito lenta.


Sintomas:


O cancro da próstata pode não provocar qualquer sintoma. E mesmo quando existem sintomas, eles podem ser muito inespecíficos e semelhantes aos sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata:

Diminuição ou enfraquecimento do fluxo urinário;

Urinar com mais frequência, principalmente à noite;

Sangue na urina Problemas a ter ereção (impotência); 


Factores de risco


Idade: O cancro da próstata é mais comum acima dos 50 anos. Sendo que o risco vai aumentando com a idade.

Raça/Etnia: Indivíduos afro-americanos apresentam uma maior probabilidade de desenvolverem cancro da próstata.

Historial familiar: Ter um pai ou um irmão com o cancro da próstata aumenta o risco de desenvolver cancro da próstata.

Dieta: Alguns estudos sugerem que os homens que consomem muito cálcio, apresentam um maior risco de desenvolver cancro da próstata.

Obesidade: Indivíduos obesos apresentam um maior risco de terem cancro da próstata.