índice parcial
Parte IV – Problemas clínicos
4.11. Abordagem do paciente com problemas no aparelho genital

364. Imagiologia na abordagem do homem com problemas do aparelho genital
Ana Maria Pisco

Documento de trabalho
última actualização em Dezembro 2000

Contacto para comentários e sugestões: Baleiras, Sebastião

1
Hiperplasia benigna da próstata
Para além do exame objectivo (toque rectal), o exame complementar de diagnóstico é, preferencialmente, a ecografia prostática transrectal. Surge com alargamento da zona mais interna da glândula, nódulos hipoecogénicos, hiperecogénicos ou mistos, calcificações da glândula central e cápsula e /ou aumento de volume superior a 20 gr.
A assimetria da glândula pode sugerir neoplasia, devendo ser feita biópsia.
2
Malignidade prostática suspeita
A maioria dos tumores da próstata (70%) desenvolve-se na zona periférica da próstata glandular (localização posterior periférica). Os restantes 30% são tumores centrais (localização anterior e central). Estes últimos são menos invasivos.
O complemento diagnóstico é feito pelo PSA (normal< 4u) .
A ecografia transrectal é o exame de eleição para as alterações prostáticas com pequena dimensão. A especificidade deste exame é de 60%. É um bom guia para a punção biópsia, em especial nas lesões não palpáveis.
Depois de estabelecido o diagnóstico de carcinoma da próstata, deve ser feita a ressonância magnética para o estadiamento pré operatório, pois permite-nos estabelecer a morfologia dos órgãos, as diferenças tecidulares.
A TAC tem valor limitado pois não se visualiza a cápsula e a uretra prostática, sendo a rotura capsular diagnosticada de forma indirecta pelo aumento de densidade da gordura periprostática.
A cintigrafia óssea é útil na detecção de metástases ósseas.
3
Prostatite
Pode ser de dois tipos: aguda e crónica (granulomatosa). Ao toque rectal surge como uma próstata aumentada e dolorosa. Ecograficamente há um aumento de volume, diminuição de ecogenecidade, formações hipoecogénicas sugerindo abcessos. O diagnóstico diferencial dos dois tipos é feito por biópsia.
4
Prostatismo
O diagnóstico é feito preferencialmente com medição de fluxos. Caso seja necessário recorrer a ecografia deve ser usada a supra púbica não estando indicada, por rotina, a via transrectal.
5
Massa escrotal suspeita
Pode ser utilizada a ecografia testicular para definição de lesões testiculares ou extra testiculares.
6
Torção testicular suspeita
O diagnóstico é clínico. Se a clínica é duvidosa pode ser usado o ecodoppler.

Hidrocelo /varicocelo

Orquite /epididimite

Criptorquidia

Neoplasia testículo