Editorialblog

Congresso Português de Cardiologia para todos

Carlos Martins - Thursday, February 28, 2019



Caros colegas,

Fruto de uma parceria entre o MGFamiliar® e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que já vai no seu terceiro ano, e também como membro do Conselho Científico do Congresso Português de Cardiologia (CPC), é com gosto que partilho notícias da edição de 2019 deste congresso.
O Congresso Português de Cardiologia é o maior evento científico nacional na área da Medicina Cardiovascular. Inovação, dinamismo e interação entre todos os participantes são algumas das suas características principais. Este ano, o CPC 2019 decorrerá nos dias 27 a 28 Abril, em Vilamoura.

A organização pretende que este seja um evento de todos e para todos. Nesse sentido, criou-se uma linha de formação autónoma, especialmente dedicada aos colegas de MGF e outras especialidades, o CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM CARDIOLOGIA. Este ciclo contará com sessões centradas na prática do dia-a-dia, baseadas em casos clínicos e interativas com sistema de televoter para os colegas presentes em sala. O programa completo pode ser consultado aqui.


Informação relevante
Para os colegas com dificuldade em obter financiamento para a inscrição e/ou alojamento, desenvolveu-se um programa especial: o CPC4ALL. Através do CPC4ALL, podem ter acesso a todas as sessões do congresso e alojamento incluído, por apenas 100 euros para os três dias de duração do evento. Mais informação e inscrições em: https://www.cpcardio.pt/cpc4all2019 

Esperemos que se possam juntar a nós em Vilamoura. 







Novas guidelines para tratamento das dislipidemias

Carlos Martins - Saturday, February 16, 2019




O American College of Cardiology e a American Heart Association acabam de publicar uma atualização das suas guidelines de abordagem das dislipidemias. Estas novas guidelines propõem uma mudança significativa do paradigma de gestão do tratamento das dislipidemias e estão a gerar alguma controvérsia. À semelhança do que aconteceu com as guidelines para a abordagem da hipertensão arterial destas mesmas entidades, também aqui nenhuma sociedade científica da área dos cuidados de saúde primários como, por exemplo, a American Academy of Family Physicians, subscreveu estas guidelines. Este facto já revela bem a controvérsia gerada por estas guidelines.

De forma muito resumida, podemos dizer que estas guidelines propõem uma abordagem bastante mais complexa para o tratamento das dislipidemias do que a edição anterior, que datava de 2013, e vão, muito provavelmente, contribuir para um aumento da prescrição de estatinas, ezetimibe e inibidores PSK9.  
















A agenda dos nossos webinars

Carlos Martins - Thursday, February 14, 2019





Muitos colegas têm-nos falado sobre o quão útil seria dispor de uma agenda para visualizar todos os eventos e webinars que organizamos. 

A partir de agora, disponibilizamos esta funcionalidade em três plataformas:
   a) Na mobile app MGFamiliar (na secção de eventos).
   b) Na secção de eventos da página do MGFamiliar no Facebook
   c) E agora, nesta prática Google agenda...

Mesmo assim, mantenham-se atentos à nossa newsletter, pois é o nosso canal preferencial para anúncio de "grandes novidades" :)  

Nota importante: se desejarem adicionar este calendário à vossa agenda Google pessoal, basta clicar na imagem   que surge no canto inferior direito da agenda.    










Recent Posts


Tags

 

Archive