Editorialblog

A agenda dos nossos webinars

Carlos Martins - Friday, September 15, 2017





Muitos colegas têm-nos falado sobre o quão útil seria dispor de uma agenda para visualizar todos os eventos e webinars que organizamos. 

A partir de agora, disponibilizamos esta funcionalidade em três plataformas:
   a) Na mobile app MGFamiliar (na secção de eventos).
   b) Na secção de eventos da página do MGFamiliar no Facebook
   c) E agora, nesta prática Google agenda...

Mesmo assim, mantenham-se atentos à nossa newsletter, pois é o nosso canal preferencial para anúncio de "grandes novidades" :)  

Nota importante: se desejarem adicionar este calendário à vossa agenda Google pessoal, basta clicar na imagem   que surge no canto inferior direito da agenda.    









Nenhuma condição é permanente

Carlos Martins - Sunday, June 04, 2017





"No condition is permanent."


Estamos de tal forma habituados à excelente acessibilidade aos Cuidados de Saúde que nos é difícil imaginar uma realidade diferente. Da nossa memória coletiva eliminaram-se os dias em que era necessário percorrer dias de caminhos até obtermos o devido atendimento por um profissional de saúde. Contudo, o acesso universal aos Cuidados de Saúde continua a não ser uma realidade em muitos locais do mundo. 


"No one should die because they live too far from a doctor."


Neste contexto, vale a pena ouvir o testemunho do nosso colega, Raj Panjabi, vencedor do TED Prize 2017. Além da sua interessantíssima história de vida, Raj Panjabi, mostra-nos como conseguiu melhorar o acesso à saúde no seu país de origem e fala-nos do seu projeto Last Mile Health que tem a ambição de contribuir para resolver este problema noutros pontos do globo. Vale muito a pena ver esta TED Talk...






"For all of human history, illness has been universal and access to care has not. But as a wise man once told me: no condition is permanent." 










Dois novos cursos: Urologia & DPOC

Carlos Martins - Sunday, February 19, 2017


Caros colegas,

é com muito gosto que vos comunico que estão abertas as inscrições para dois novos cursos:




Consulte aqui o respetivo programa...






Consulte aqui o respetivo programa...








Literacia do risco

Carlos Martins - Monday, January 30, 2017





Quando o boletim meteorológico nos informa que existe uma probabilidade de 30% de chuva para o dia de amanhã, o que é que isto quer dizer? Quer dizer que nas 24 horas do dia de amanhã vai chover em 30% desse período? Ou quer dizer que vai chover em 30% da região para a qual é feita a previsão? Ou quer dizer algo completamente diferente? Gerd Gigerenze, o principal mentor do sítio Harding Center for Risk Literacy, explica-nos com exemplos práticos, alguns da área da saúde, a importância da literacia do risco.

Acreditem, vale muito a pena ver esta TED Talk. 












Guardar os Certificados como documento pdf

Carlos Martins - Saturday, December 10, 2016








Atendendo a que muitos colegas nos enviam mails pedindo os Certificados dos Cursos ou dos webinars em formato pdf, partilhamos um vídeo em que explicamos como guardar o Certificado como documento pdf:





Nota importante: guardem devidamente os vossos certificados!!
Não nos é possível estar a emitir e reencaminhar Certificados de Cursos antigos...












O genoma humano

Carlos Martins - Thursday, May 05, 2016

















Esta talk permite-nos compreender um pouco do impacto que a investigação sobre o genoma humano poderá ter na medicina. 
Os investigadores defendem que a mesma nos conduzirá à prática de uma medicina personalizada. 
Provavelmente, no futuro, a medicina que praticamos irá ser substancialmente diferente. 








O que realmente importa no fim da vida

Carlos Martins - Sunday, February 14, 2016



















Uma perspectiva diferente sobre a dignidade na morte...

"Sabemos, por exemplo, através da investigação, o que é mais importante para as pessoas que estão mais próximas da morte:

o conforto, não serem um fardo para aqueles que amam, paz existencial, uma sensação de deslumbramento e espiritualidade."














Comunicação

Carlos Martins - Saturday, October 17, 2015




















Um testemunho impressionante.
Um testemunho de alguém que esteve aprisionado no seu corpo durante 13 anos, sem conseguir comunicar, sem se conseguir movimentar. 
Uma experiência de vida que nos deixa sem palavras. 
Mas que deve merecer uma reflexão da  nossa parte, enquanto profissionais de saúde. 












Pequenas Conversas

Carlos Martins - Sunday, September 27, 2015











O projecto "Pequenas Conversas" é um projecto muito interessante, inovador e com aspectos muito originais!!! Ora vejam este vídeo:



 Pois é... O projecto "Pequenas Conversas" é uma iniciativa que se baseia numa comunidade existente no Facebook e visa educar os pais e educadores de uma geração em que a informação se dissemina através das redes sociais.

Criado e produzido por Silvia Rosa, médica interna de Medicina Geral e Familiar na USF São João do Pragal em Almada, em conjunto com uma equipa divertida de vários profissionais de saúde da USF e um grupo de crianças que alinham na brincadeira. 

O objectivo é esclarecer as dúvidas simples que os pais trazem às consultas e aumentar a sua literacia em saúde. As crianças falam de tudo: da febre, da gripe, das vacinas... etc, e vão  ensinando os pais. Desta forma, a equipa de saúde da USF São João do Pragal consegue ajudar os pais a cuidar melhor dos seus filhos. 




Ainda sem ter um ano de existência, o "Pequenas Conversas" já é seguido por mais de 350 pais.

Muitos parabéns aos colegas por este projecto diferente de educação para a saúde.










E quando os antibióticos deixarem de funcionar?

Carlos Martins - Thursday, July 02, 2015







Quando olhamos para os valores historicamente baixos das taxas de mortalidade infantil, temos tendência a nos orgulhar das conquistas do passado na área da saúde. E é um orgulho que tem justificação, um orgulho merecido. Contudo, esquecemo-nos de olhar para o futuro e, por vezes, dou comigo a pensar: o que tanto desce, a partir de certa altura, não pode descer mais... Ou, a partir de certa altura, pode voltar a subir. Um dos factores que poderia contribuir para isso, seria, sem dúvida, o fim da eficácia dos antibióticos.

Partilho uma apresentação muito bem construída e muito esclarecedora sobre o problema da emergência da resistência aos antibióticos. Merece ser visto com atenção por todos os profissionais de saúde e também pela população em geral. Permite conhecer factos relevantes sobre a dimensão deste problema e permite pensar sobre eventuais estratégias de minimização deste problema.















Recent Posts


Tags

 

Archive