MaisOpinião - Luís Monteiro

Alto contexto


Luís Monteiro - Friday, July 05, 2013
“Eu sou eu e a minha circunstância” é uma das frases mais citadas da autoria do célebre filósofo espanhol José Ortega y Gasset. Apesar de ser sempre redutor sintetizar a obra do intelectual madrileno numa única linha, estas palavras lapidares fazem cada vez mais sentido no meu dia-a-dia como médico de família.


Segundo o “Relatório Primavera 2013” do Observatório Português do Sistema de Saúde, a actual crise económica e social fragiliza a saúde dos mais vulneráveis. E mesmo tendo em conta que este grupo é heterogéneo, complexo e cada vez mais amplo, parece consensual que devemos incluir nele os idosos.

Infelizmente o discurso dominado pelos yuppie´s no poder tem ostracizado os mais velhos, que são colocados na gaveta dos “não produtivos” e “consumidores de recursos”. E as famílias, por variadas razões, optam (ou não têm outra escolha) por delegar o cuidado dos mais velhos a uma instituição de acolhimento para a terceira idade.

Daniel Sampaio e Diogo Telles-Correia abordaram este tema num recente editorial da Acta Médica Portuguesa intitulado “Suicídio nos mais velhos: fundamental não esquecer”. Os autores destacam que as tentativas de suicídio nos doentes com mais de 65 anos são mais frequentes e graves, culminando frequentemente em suicídio consumado.

Apesar de faltarem estudos que “clarifiquem aspectos como o perfil psicopatológico dos idosos e o impacto da sua institucionalização” os dados disponíveis indicam que a mudança de um ambiente familiar para um lar (ou similar) pode constituir um factor de risco para a saúde mental dos idosos.

O médico especialista em Medicina Geral e Familiar tem competências próprias que lhe permitem comunicar através de, citando McWhinney, "uma cultura de alto contexto”. Por isso, estou certo de que cabe a nós, médicos de família, reforçar o nosso papel na estratégia de prevenção do suicídio dos mais velhos, tanto a nível local como global.

Luís Monteiro, Médico de Família

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image