MaisOpinião - Luís Monteiro

Literacia em saúde


MGFamiliar ® - Monday, December 01, 2014




Os profissionais de saúde que trabalham no intitulado “país real” (por oposição à nação projectada em slides e ecrãs) têm uma noção clara do nível reduzido de literacia em saúde da maioria dos nossos utentes.

Esta percepção empírica tem vindo a ser confirmada pela literatura científica em Medicina Geral e Familiar. Destaque para o pertinente artigo de Carlos Martins et al que identifica quais os serviços de saúde considerados necessários pelos portugueses.

Neste mesmo sentido, foram recentemente divulgados os resultados, ainda que preliminares, do questionário europeu de literacia em saúde aplicado em Portugal (HLS-EU-PT).

Esta investigação insere-se no projecto intitulado “Saúde que Conta. Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública, com a participação de várias entidades e em pareceria com a indústria farmacêutica.

E quais são as principais conclusões do HLS-EU-PT?

Saliento pela negativa os seguintes: 56,6% da população inquirida não sabe avaliar se a informação sobre a doença nos meios de comunicação social é de confiança; 55% dos inquiridos não sabe como as mudanças politicas podem afectar a sua saúde e 47,4% não sabe como encontrar informação sobre como é que a sua zona residencial pode ser mais amiga da saúde.

Um nível reduzido de literacia em saúde tem implicações negativas na saúde do indivíduo, nos recursos da comunidade e na aplicação das reformas necessárias.

É portanto evidente que a progressiva capacitação em saúde dos portugueses deve ser uma meta a atingir.

Tendo em conta a dimensão da tarefa necessitamos de iniciativas como a excelente “Saúde que Conta” que, para além do diagnóstico, promovam a reflexão e definição de estratégias concretas e a longo prazo.

O papel do médico de família (e da restante equipa em cuidados de saúde primários) é indispensável neste processo de mudança.

Por Luís Monteiro, Médico de Família




Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image