A não perder

Aparecimento prematuro de cabelos brancos


MGFamiliar ® - Sunday, April 19, 2015

 

 

Pergunta clínica: Que factores aumentam o risco de aparecimento prematuro de cabelos brancos?

Enquadramento: o aparecimento prematuro de cabelos brancos está integrado no processo natural de envelhecimento. Contudo, e como em muitos outros aspectos estéticos, o aparecimento prematuro de cabelos brancos pode ser causa de preocupação, motivar o recurso a cuidados de saúde, e está culturalmente associado a um “envelhecimento prematuro". A presença de stress oxidativo é a causa principal das alterações melanocíticas nos folículos capilares, que resultam no aparecimento de cabelos brancos.

Desenho do estudo: Estudo observacional, descritivo e transversal através de questionários. Foi definido como aparecimento prematuro de cabelos brancos se tal ocorria antes dos 30 anos. Critérios de inclusão: homens com idade < 30 anos, saudáveis, sem patologia que conferisse uma hipopigmentação nem com alopécia (excepto a alopécia androgénica). Aplicado questionário no qual os indivíduos foram questionados quanto ao número de cabelos brancos que apresentavam (0, <10, 10-100, >100), características antropométricas, presença de patologia do couro cabeludo e alopécia, história familiar de aparecimento prematuro de cabelos brancos, estilos de vida (ingestão etílica, tabagismo, exercício e dieta), escolaridade, níveis de stress, profissão e tipo de pele. Estudo realizado na Coreia do Sul. A segunda versão melhorada do questionário foi distribuída a 10.000 voluntários.

Resultados: 6390 questionários foram correctamente preenchidos. Destes, 1618 (25,3%) estavam abrangidos pela definição de aparecimento prematuro de cabelos brancos. O IMC (nomeadamente a obesidade, OR 2,61, IC  95%, 1,62-4,23; P<0,001), a história familiar de aparecimento prematuro de cabelos brancos (OR 12,82, 95% IC 9,94-16,55; P<0,001) e o tabagismo (>5 UMA)(OR 1,61, 95% IC 1,10-2,37; P<0,014) foram considerados como factores de risco.

Conclusão: a obesidade, a história familiar e o tabagismo são factores de risco para o aparecimento prematuro de cabelos brancos.

Comentário: se é verdade que o cabelo branco nos homens pode ser uma característica de charme, já a mesma característica nas mulheres é fonte de múltiplas idas ao cabeleireiro e de uma menor auto-estima. Quanto às limitações do estudo salientamos o facto de ter sido realizado apenas na Coreia do Sul e ter excluído as mulheres (não permitindo perceber se poderá existir alguma influência do género).

Artigo original:J Am Acad Dermatol.

Por Mariana Rio, USF São João do Porto

 

 

 

 

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image


Recent Posts


Tags

 

Archive