A não perder

O consumo de fruta e o risco de desenvolver diabetes


MGFamiliar ® - Wednesday, March 19, 2014
Por Ricardo Rocha, UCSP Moimenta da Beira

 

Pergunta clínica: O consumo de fruta pode contribuir para aumentar o risco de se desenvolver  diabetes tipo 2?

Desenho do estudo: Três estudos coorte investigaram grupos de profissionais de saúde dos Estados Unidos, (inicialmente sem patologias crónicas major). O estudo incluiu 66 105 participantes do sexo feminino do Nurses’ Health Study (1984-2008), 85 104 do Nurses’ Health Study II (1991-2009) e 36 173 indivíduos do sexo masculino incluídos no Health Professionals Follow-up Study (1986-2008). Os profissionais responderam regularmente a questionários de frequência alimentar.

Resultados: Durante o follow-up de cerca de 3,5 milhões de pessoas/ano, mais de 12.000 pessoas desenvolveram diabetes tipo 2. O risco de diabetes foi significativamente reduzido com o aporte de pelo menos três porções por semana de mirtilos (hazard ratio 0,74), uvas e passas (0,88), maçãs e pêras (0,93), banana (0,95), e toranjas (0,95). O consumo de sumo de frutas, por outro lado, foi associado com aumento do risco (hazard ratio para uma ou mais porções/dia: 1/21).

Comentário: Os investigadores concluíram que "estes resultados suportam as recomendações sobre o aumento do consumo de uma variedade de frutas inteiras, especialmente mirtilos, uvas e maçãs, bem como uma medida para a prevenção de diabetes". No entanto, desenganem-se os adeptos dos sumos de frutas, pois um maior consumo de sumo de frutas está associado a um risco mais elevado. Provavelmente tal é devido ao processamento das frutas a nível industrial e a introdução de grandes quantidades de açúcar, de modo a tornar os sumos de fruta de pacote apelativos para o consumidor. Portanto, nada como consumir a fruta como é colhida! É só lavar e consumir!

 

Artigo original

 

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image


Recent Posts


Tags

 

Archive