Prescrição Racional

Risco associado ao colesterol HDL elevado


MGFamiliar ® - Wednesday, November 08, 2017




Pergunta clínica: Valores extremamente elevados de colesterol HDL estão associados ao aumento de mortalidade em homens e mulheres? 

Enquadramento: Admite-se, com base em estudos observacionais, que o valor de colesterol HDL está inversamente associado a doença cardiovascular e mortalidade. Ainda assim, existe alguma controvérsia pelo facto do aumento farmacológico de colesterol HDL não ter demonstrado benefício em ensaios clínicos aleatorizados. Acresce também o facto de algumas variantes genéticas que cursam com o aumento de colesterol HDL, aparecerem paradoxalmente associadas a alto risco de doença cardiovascular.  

Desenho do estudo: Dois estudos de coorte, prospetivos, de base populacional - Copenhagen City Heart Study e Copenhagen General Population Study. Incluídos 52268 homens e 64240 mulheres, correspondendo a um seguimento de 745452 pessoas-ano.

Resultados: A associação entre os valores de colesterol HDL e a mortalidade por todas as causas traduziu-se numa curva em U, para homens e mulheres, com ambos os extremos de colesterol HDL associados a aumento de mortalidade. A associação foi mais pronunciada nos homens. O valor de colesterol HDL associado a menor mortalidade foi 73 mg/dL (Intervalo de Confiança (IC) 95%: 54-77) nos homens e 93 mg/dL (IC 95%: 69-97) nas mulheres. 

Quando comparados com os grupos de menor risco, os hazard ratios (ajustados multifatorialmente) da mortalidade por todas as causas foram de 1,36 (IC 95%: 1,09-1,70) para homens com colesterol HDL entre 97 e 115 mg/dL e de 2,06 (1,44-2,95) para homens com colesterol HDL ≥ 116 mg/dL. Para as mulheres, os índices de risco correspondentes foram de 1,10 (0,83-1,46) para colesterol HDL entre 116 e 134 mg/dL e de 1,68 (1,09-2,58)

 para colesterol HDL ≥ 135 mg/dL (nas mulheres, a análise de ajuste multifatorial não permitiu determinar definitivamente o limite superior do IC).  

Nos indivíduos com valores extremamente elevados de colesterol HDL, no que diz respeito a mortalidade específica cardiovascular, encontraram-se valores de hazard ratios (ajustados multifatorialmente) de 2.53 (IC 95%: 1.24–5.18) e 2.89 (1.33–6.24); para a mortalidade por cancro 1.76 (0.88–3.53) e 1.33 (0.56–3.19) e para outras causas de mortalidade 1.90 (0.95–3.82) e 1.51(0.66–3.46), para homens e mulheres, respetivamente. 

Conclusão: A associação entre os valores de colesterol HDL e a mortalidade por todas as causas traduziu-se por uma curva em U. Homens e mulheres, da população geral, com valores extremamente elevados de colesterol HDL apresentaram um aumento de mortalidade por todas as causas. 

Comentário: Apesar da totalidade de indivíduos incluídos há a ter em conta que os números dentro dos grupos com valores extremamente elevados de colesterol HDL são pequenos. Além disso, há a equacionar que as associações estabelecidas possam derivar de epifenómenos, nos quais alterações fisiopatológicas decorrentes de variantes genéticas poderão implicar mecanismos desconhecidos no funcionamento da própria molécula de colesterol HDL. De qualquer forma, estas considerações (entre outras, explanadas na discussão do artigo) não diminuem o interesse e a relevância desta publicação.

Sob o ponto de vista da prática clínica, se aqueles com valores extremamente altos de colesterol HDL têm aumento de mortalidade, à semelhança do que acontece para valores baixos, será necessário ajustar a avaliação do seu risco clínico. Assim sendo, o futuro poderá passar pelo abandono da ideia “the higher, the better” e, por consequência, o uso de fármacos para aumentar os valores de colesterol HDL poderá tornar-se menos pertinente. 

Sob ponto de vista da investigação, este parece ser um ponto de viragem… se até aqui os estudos se têm debruçado essencialmente sobre o risco associado aos valores baixos de colesterol HDL, torna-se agora necessário explorar o extremo oposto.

Artigo original: European Heart Journal

Por Rosália Páscoa, USF Ponte Velha




Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image


Recent Posts


Tags

 

Archive