Filmes que tocam

Despertares


MGFamiliar ® - Saturday, October 12, 2013

Encefalite letárgica, uma doença da qual sabemos muito pouco e a maioria de nós nunca observou um doente por ela afetado. Existiu um surto epidémico desta doença entre 1916 e 1930 cuja etiologia ainda hoje se desconhece.  Em 1969, um jovem neurologista, o Dr. Oliver Sacks, torna-se médico de um grupo de doentes institucionalizados, vítimas desta doença. Decide experimentar um medicamento novo e tudo o que a partir daí se desenrola, é realmente admirável. O Dr. Oliver Sacks publica um livro em que relata a sua experiência profissional e é a partir deste livro que é realizado o filme "Awakenings".

Um filme notável e simplesmente belo. Recebeu 3 nomeações para os óscares: melhor filme, melhor argumento adaptado e melhor actor. Robert de Niro e Robbin Williams têm um desempenho notável.

Um filme que desperta em nós bons e puros sentimentos. Alguns deles até têm a ver com a génese da nossa vocação: do porquê de querermos ser médicos. E também sobre o admirável dom da vida. 

Deixo-vos 3 pequenos vídeos.... O primeiro tem uma cena muito bonita do filme, o suficiente para apreciar a mestria de representação de Robert de Niro.

O segundo permite-nos conhecer o verdadeiro Dr. Oliver Sacks, os verdadeiros doentes que ele tratou. Quem viu o filme vai gostar muito de ver esta reportagem! Reparem na semelhança entre o médico e o actor Robin Williams.

O terceiro é um verdadeira peça de museu: um vídeo do arquivo da British Medical Association datado de 1925 em que se demonstra um caso de uma paciente com encefalite letárgica - não é muito bonito de se ver...

 

Um pouco do filme

 

 

 

A verdade por detrás do filme

 

 

 

 Um caso real de 1925

 

 

 Informação adicional:

  What caused the 1918-30 epidemic of encephalitis lethargica?

  The Accuracy of the film Awakenings

 

Deixem o vosso comentário em baixo!

Espero que tenham gostado deste post. A mim, deu-me muito gosto escrevê-lo!  :))

Carlos Martins

 

 

 

Comments
Margarida commented on 13-Oct-2013 10:33 PM
Gostei muito do post!
vi o filme há algum tempo - e é um espetáculo a interpretação do R.de Niro, mas não sabia que tipo de doença o afetava ou que tinha sido esta a história...desconhecida para mim até agora...obrigada Carlos, cumprimentos e votos de uma boa semana
Nuno commented on 16-Oct-2013 07:32 PM
Também tive a oportunidade de ver o filme há varios anos.
Fez-me reflectir igualmente sobre a vocação e querer ser medico.
Vale a pena rever.
Obrigado pela partilha.


Post a Comment




Captcha Image