Filmes que tocam

O Escafandro e a borboleta


MGFamiliar ® - Thursday, January 16, 2014

 

Le scaphandre et le papillon é um filme franco-americano de 2007, realizado por Julian Schnabel adaptado de um livro autobiográfico de Jean Dominique Bauby.

Conta a história de um jornalista, editor da revista Elle, bem-sucedido e apaixonado pela vida. Após sofrer um acidente vascular cerebral, desenvolve um síndrome raro – síndrome do encarceramento (locked in syndrome), causado pela lesão de partes específicas do cérebro e do tronco cerebral inferior, sem qualquer dano para o cérebro superior. Jean-Dominique fica completamente paralisado, movimentando apenas o olho esquerdo. A sua paralisia e os aparelhos nos quais vive recluso, simbolizam o escafandro. A partir daí deparamo-nos com um homem que recusa aceitar o destino e aprende a comunicar: pisca o olho uma vez para dizer sim e duas vezes para dizer não. Com a ajuda da de uma fonoaudióloga, que lhe mostra as letras do alfabeto, forma palavras e frases “escrevendo” a sua obra ao longo de 15 meses. Cria um mundo próprio através daquilo que não se paralisou: a sua imaginação e sua memória. Assim, assemelha-se a uma borboleta que se liberta do seu casulo e voa livremente!

O livro de Jean Dominique Bauby foi publicado em Março de 1997. Três dias depois o autor morre subitamente de uma pneumonia.

Trago-vos este filme por ter conseguido transmitir, sem artifícios, toda a angústia desse homem prisioneiro no próprio corpo. Em parte foi conseguido por uma filmagem peculiar: o uso constante da câmara a partir da personagem principal, pelo que raramente vemos a personagem de frente, explorando assim a realidade que o rodeia. É uma história incrível de como o ser humano pode ultrapassar obstáculos e como a força de vontade e a convicção podem levar ao alcance daquilo que aparentemente é impossível!

Deixo-vos aqui o trailer do filme…

 

 

 

 

 

E aqui a versão integral em francês e sem legendas...

 

 

 

 

 

 

 Paula Mendes

 

 

Comments
Vítor Cardoso commented on 22-Jan-2014 12:04 PM
Gostei muito do post! É sem dúvida um filme formidável :)
André Correia commented on 02-Mar-2014 11:33 PM
Ainda não vi o filme mas já tenho o livro na lista de espera :p


Post a Comment




Captcha Image