Filmes que tocam

Um Método Perigoso


MGFamiliar ® - Saturday, December 07, 2013

 

 

Em “Um Método Perigoso” David Cronenberg aborda a génese da psicanálise através das relações entre Sigmund Freud, Carl Jung e Sabina Spielrein.

Spielrein, apesar do nome germânico era russa e vinha de uma família judaica rica.

Estas suas raízes, a par com a sua elevada cultura e patologia, contribuiriam para catalisar os laços e as fronteiras entre Jung e Freud que neste filme são encarnados, respectivamente por Michael Fassbender e Viggo Mortensen. Estas duas representações mereceram críticas francamente positivas na imprensa especializada.

Desafiado pelo produtor Jeremy Thomas (é curioso este pormenor de “fita encomendada”) o realizador canadiano filma, afinal, o seu universo: as sombras escondidas pelas máscaras conscientes.

Cronenberg, baseando-se no texto do excelente dramaturgo Christopher Hampton (recordemos “Expiação), acrescenta profundidade ao que poderia ser apenas um filme biográfico e de época.

Sob as tensões deste triângulo notável o espectador depreende a fragilidade e firmeza de Emma Jung bem como o fantasma das duas guerras que se avizinham, com a barbárie nazi como exemplo colectivo e individual dos instintos que permanecem ocultos pela capa do progresso.

 

Pode ver o filme aqui...

 

 

 

Luís Monteiro
http://pt.linkedin.com/in/luismiguelmonteiro

 

Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image