Filmes que tocam

Paula Rego, Histórias e Segredos


MGFamiliar ® - Thursday, August 03, 2017




Confesso que não tenho talento para perceber se uma pintura tem qualidade ou não. O leitor poderá ser como eu, modesto nas suas críticas artísticas, ou então poderá ser um grande “connoisseur”.

Qualquer que seja a sua qualidade crítica, poderá apreciar a história que Nick Willing conta sobre a sua mãe. Uma história que mistura a pintura, a ditadura salazarista, a legalização do aborto e uma família.

Neste filme, percebemos o impacto da pintura de Paula Rego na sua doença mental, ou vice-versa e descobrimos de onde surgem as suas representações “grotescas”, que tanto impacto têm nos seus admiradores.



Sinopse:
Maria Paula Figueiroa Rego nasceu em Lisboa, a 26 de Janeiro de 1935. Iniciou os estudos no Colégio Integrado Monte Maior, em Loures, seguindo para a St. Julian's School, em Carcavelos. Revelou, desde muito cedo, um grande talento para as artes. Incentivada pelo pai, partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art, até 1956. Ali conheceu o pintor Victor Willing (1928-1988), com quem veio a casar. No início da década de 1970, com a falência da empresa familiar, vende a quinta da Ericeira, onde morava, e radica-se em Londres com o marido e os três filhos: Victoria, Caroline e Nick Willing (o realizador deste filme). Em 2014, Nick sentou-se com a mãe, então com 80 anos, e durante um período dois anos ouviu o que ela tinha para contar. Com isso, fez um filme. "Eram histórias que eu nunca tinha ouvido, que explicam muito da minha vida e da dela, de uma maneira que me fez entender várias das suas obras", explica. "O meu filme não é sobre a artista, é sobre a pessoa", sublinha. "O que acontece é que ela foi sempre artista primeiro, pessoa depois e mãe em terceiro. Eu queria descobrir a pessoa por trás da pintora." Conta que a mãe "foi sempre um grande mistério" e que quando, na tal conversa que veio a resultar neste filme, ela abriu uma porta para o seu mundo, ele aproveitou para fazer todas as perguntas que guardava.

Fonte: Cinecartaz Público

Ficha técnica:
Título original: Paula Rego, Secrets and Stories
De: Nick Willing
Género: Documentário
Outros dados: GB, 2017, Cores, 92 min.



Por Mariana Rio





Comments
Post has no comments.

Post a Comment




Captcha Image