Talks 2011

Foi um evento especial 🙂

Pode ver os vídeos das talks aqui….


Pode ler os comentários efectuados ao longo do evento:



Pouco a pouco, vá conhecendo os oradores




Ana Ferrão

Ana Maria Ferrão, nascida a 7 de Agosto de 1955, médica de família,  coordenadora da USF Marginal desde 2007. Licenciada em Julho de 1979, especialista em Medicina Geral e Familiar com o grau de Chefe de Serviço. Orientadora do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar. Editora da Revista Portuguesa de Clínica Geral durante 3 anos. Membro do Grupo de trabalho sobre crianças e jovens em risco, da Direcção Geral de Saúde.

Vai apresentar com a Maria José Ribas: “O filme que mais me tocou”



Ricardo Correia

Ricardo João Cruz Correia licenciou-se em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1996. Doutorou-se em Integração de Sistemas de Informação Hospitalares pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no ano de 2008. Desde 2000 integra o Serviço de Bioestatísticas de Informática Médica (agora Departamento de Ciências da Informação e Decisão em Saúde – CIDES), onde é atualmente Professor Auxiliar e responsável pela Unidade de Informática Médica criada em 2011.
Tem desenvolvido atividade científica em informática médica sendo autor de mais de cinquenta publicações, das quais trinta e uma referenciadas pelo Institute for Scientific Information (ISI). É coordenador (desde 2009) e investigador (desde 2004) do grupo de Health Informatics do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas
de Informação em Saúde – CINTESIS.
É um dos responsáveis pela criação do Mestrado em Informática Médica das Faculdades de Medicina e Ciências da Universidade do Porto que se iniciou em 2006 e encontra-se em 2011 na sua 6ª edição. Neste mestrado é responsável pelos tópicos dos Sistemas de Informação em Saúde e Programação em Saúde.

Vai apresentar a Talk: Futuro ambiente de trabalho dos PCs das USFs / UCSPs: muito mais do que um arquivo de atalhos” 

Maria José Ribas

Maria José Ribas, licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto. Médica de Família, presidente do Conselho Clínico do ACES Porto Ocidental. Trabalha atualmente em muitas frentes diárias, com morada na direção clínica do ACES e na USF Garcia de Orta. Gosta de ler, de fotografar e “reflectir sobre a dureza da vida” debaixo de um sol de 40º.

Vai apresentar com a Ana Ferrão: “O filme que mais me tocou”  

Vai apresentar a Talk: “A gestão da prática clínica e o burnout em tempo de TICs” 

Pedro Sequeira


Pedro Sequeira, licenciado em Gestão/Marketing e MBA em Gestão pelo ISTCE, é hoje responsável pela Unidade Labesfal Genéricos. Desempenhou no passado vários cargos de Gestão e Marketing, sempre na indústria farmacêutica, em áreas de Inovação, OTCs e mais recentemente Genéricos.  É desde 2010 Professor convidado da Universidade UAL – Universidade Autónoma onde lecciona no MBA de Gestão Comercial para Indústria Farmacêutica a disciplina de Marketing e Brand Plans. Esteve desde sempre ligado a projectos de comunicação nas comunidades virtuais, construção de portais, vortais e mais recentemente nas redes sociais, todos na área da Saúde.

Vai apresentar a Talk: A comunicação da indústria farmacêutica na era das redes sociais: rumo ao futuro? 

Nuno Sousa

Nuno Sousa é médico de família e administrador da Barómetro de Ideias, uma empresa de consultoria e sistemas de informação que desenvolve projectos na área da gestão de unidades de saúde.

Médico de família desde 2002, foi coordenador da Unidade de Saúde Familiar do Dafundo (ACES de Oeiras) entre Setembro 2006 e Dezembro de 2010.

É o autor da solução informática [USF Monitor] e da componente servidora da solução [Performance Monitor], que calcula indicadores de desempenho e envia alertas sobre procedimentos preventivos em atraso aos profissionais de unidades de saúde (cuidados de saúde primários estatais).

Foi representante Português do Comité de Classificações da WONCA entre Novembro 2001 e Dezembro de 2002.

Casado e com 4 filhos, vive em Lisboa, localidade de Telheiras.


Vai apresentar a Talk: “Módulo estatístico: a governação clínica at the point of care” 

Paulo Santos

Paulo Santos, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Geral e Familiar, na USF S. João Porto. Assistente convidado de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Orientador de formação do Internato Complementar de MGF. Estudante de Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Vai apresentar a Talk: A arte da pesquisa na PubMed e o Endnote como ferramenta de gestão de referências bibliográficas.

Glyn Elwyn


Glyn Elwyn is a primary care clinician who has research interests in the implementation of shared decision making into clinical practice, the user-centred design and evaluation of patient-facing decision support interventions and the integration of these tools into health care systems. His current focus in on Option Grids and the measurement of decision quality.

He was appointed as an inter-school Link Chair at Cardiff University in May 2005. He is the Chair of the Clinical Epidemiology Interdisciplinary Research Group at the School of Medicine and Director of Research at the Department of Primary Care and Public Health.

Together with Professor Adrian Edwards, he convenes a decision laboratory www.decisionlaboratory.com working on the development of web-based interactive patient decision support (see www.prosdex.comwww.amniodex.com,www.bresdex.com). He co-leads the International Patient Decision Aids Standards Collaboration and has been a member, and now co-Director, of the lead faculty at the Summer Institutes for Informed Patient Choice, Dartmouth College, New Hampshire, USA.

He has a personal chair at IQ, the Scientific Institute for Quality of Healthcare, Radboud University Nijmegen Medical Centre, Netherlands and a Visiting Chair at the University of Maastricht, Netherlands. He is the Royal College of General Practitioners’ UK delegate to the European Association of Quality Improvement (EQuiP).  He has developed the OPTION instrument to measure shared decision making and the International Family Practice Maturity Matrix: a measure of organizational development in primary care. He is the author of ‘Groups’ (a guide to working in small groups, Baxter Prize 2001 ) and co-edits ‘Shared decision making: Evidence Based Patient Choice’ (Oxford University Press, 2nd edition 2009).

Vai apresentar a Talk: Shared Decision Making: Putting it into practice in the real world.

 

Tiago Villanueva

Tiago Villanueva é médico de família na  recém-especialista em Medicina Geral e Familiar, tendo realizado o seu internato na USF AlphaMouro (Rio de Mouro, Sintra) e USF Tornada (Caldas da Rainha), e trabalha
actualmente na UCSP Alvalade. É também escritor freelancer para a imprensa médica especializada, editor médico do programa Harvard Medical School – Portugal, estudante de pós-graduação em Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine, e representa em Portugal a organização Healthy Skepticism, que procura melhorar a saúde através da redução dos danos causados por informação médica enganosa.

Vai apresentar a Talk: Prescrição racional: os saudavelmente cépticos.

Fernando Mota

Fernando Mota é Vice-Presidente do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. desde Junho de 2007, com a Área de Intervenção Estratégica dos Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esteve ligado a múltiplas empresas e projectos na área das tecnologias de informação.

É membro, entre outras, da APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projectos), itSMF Portugal (The IT Service Management Forum) e da APDSI (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). Na APDSI tem colaborado em diversos grupos de trabalho, integrando o grupo permanente para a área da Saúde.

Vai apresentar a Talk: Processo clínico electrónico: para onde caminhamos em Portugal?


Regulamento para apresentação de comunicações livres

As comunicações livres deverão abordar temas relacionados com as novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Medicina. Serão aceites trabalhos de InvestigaçãoRevisões de TemaRelatos de Caso e estudos de Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade.
 

Para cada resumo deverá ser enviado o nome dos autores, o e-mail e o número de telefone do primeiro autor. Deverá ser especificada a modalidade de apresentação pretendida: 
Comunicação Oral – duração de 10 minutos.

Comunicação em Poster – dimensões máximas: 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical). A afixação e o material necessário à mesma estão a cargo do(s) autor(es). 

Os resumos de comunicações orais ou em poster deverão ser estruturados de acordo com a área temática, sugerindo-se os seguintes tópicos: 
Investigação – Introdução e objectivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão. 
Revisão de Tema – Introdução e objectivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão. 
Relato de Caso ou de Situação – Enquadramento, Descrição do Caso, Discussão. 
Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade – Introdução e objectivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão. 

 

A apresentação de aplicações informáticas poderá ser enquadrada como “Relato de Caso ou de Situação”.


É condição necessária para a apresentação de Comunicação Livre a inscrição no MGF.net Talks 2012. 

Os resumos das comunicações livres aceites serão publicados na secção do evento no portal MGFamiliar.net.

Prémios e Júri 
É constituído um júri de selecção de resumos e de apreciação das apresentações.

O júri recusará qualquer resumo que não se enquadre no tema do evento ou que considere não obedecer aos padrões mínimos de qualidade.

Será atribuído um prémio à melhor comunicação oral: um cheque-prenda no valor de 200 euros.

Será atribuído um prémio à melhor comunicação em poster: um cheque-prenda no valor de 100 euros.

Os prémios e os respectivos certificados serão entregues aos autores presentes na sessão de encerramento do evento.

O júri poderá decidir pela não atribuição de prémio. Tal decisão será devidamente justificada e comunicada.

As decisões do júri não são passíveis de recurso.

 


Programa


1º dia do evento – Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011

09h00  Workshop 1  Informática básica para médicos  (com computadores para praticar)

Programa: experimentar a organização de pastas de documentos, criar e gravar documentos e imagens, navegar na internet, criar conta de e-mail, experimentar as redes sociais

Formador: Carlos Martins, Médico de Família

09h00  Workshop 2  MIM@UF: Módulo de Informação e Monitorização das Unidades Funcionais

Programa: O módulo estatístico ao dispor do Médico de Família. Demonstração de exemplos práticos.

Formador: João Araújo

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Workshop 3  Aplicação de TICs na prática clínica (com computadores para praticar)

Programa: experimentar software de apoio à prescrição terapêutica, experimentar ferramentas de apoio à prática clínica, pesquisar informação médica, selector de actividades preventivas, software para uso na palma da mão (PDAs)

Formador: Carlos Martins, Médico de Família

14h00  Workshop 4  A arte da comunicação com o paciente na consulta com computador

Programa: Comunicação na consulta. Computador: facilitador ou ruído na comunicação? Medicina centrada no paciente, no computador ou no indicador?

Formadora: Dra. Fernanda Santos, Psicóloga Clínica

17h00 – Coffeebreak

17h30 – Workshop 5  Ferramentas do SAM: treino prático

Programa: boas práticas de registo clínico no SAM, ferramentas de codificação da consulta, treino de registos nas fichas de vigilância tendo em consideração os indicadores, registos clínicos baseados em episódios

Formadoras: Ângela Teixeira e Isabel Ribeiro

 

2º dia do evento – Sábado, 19 de Novembro de 2011

 

09h00 – O filme que mais me tocou”  Dra. Ana Ferrão e Dra. Maria José Ribas

09h15 – A arte da pesquisa na PubMed e o Endnote como ferramenta de gestão de referências bibliográficas – Dr. Paulo Santos

09h40  CO 1 – SIGA – Sistema de Gestão de Atividades específicas  dia 19 de novembro – Dr. José Oliveira, Dr. Hugo Rodrigues, Dr. Hélder Aguiar

09h55  CO 2 – ALERTA – Dr. Hugo Rodrigues, Dr. José Oliveira, Dr. Hélder Aguiar

10h10 – Processo clínico electrónico: para onde caminhamos em Portugal? – Dr. Fernando Mota

10h35 – Coffee break

 11h05 – O filme que mais me tocou”  Dra. Ana Ferrão e Dra. Maria José Ribas

11h20  A comunicação da indústria farmacêutica na era das redes sociais: rumo ao futuro? – Dr. Pedro Sequeira

11h45  “Módulo estatístico: a governação clínica at the point of care” – Dr. Nuno Sousa

12h10  10 minutes software demo

 Primary Care Management: um meio para o conhecimento na gestão da saúde – Dr. Daniel Ribeiro dos Santos

 MedicineOne – Solução privada líder nos Cuidados Primários – Dra. Fátima Oliveira

12h30  “Para além da Medicina” – Fado Fadorum

13h00 – Almoço

14h30  “O filme que mais me tocou”  Dra. Ana Ferrão e Dra. Maria José Ribas

14h45  CO 3 – Uma consulta no Faceboomicílio – Dr. José Agostinho Santos

15h00  CO 4 – Sistema de informação dos certificados de óbito: demonstração das suas funcionalidades – Dra. Teresa Marcos, Dra. Vanessa Xavier

15h15 – 10 minutes software demo

 Introducing Campus Sanofi, web 2.0 for healthcare professionals – Dra. Eva Velasco

– Acesso on-line aos exames de Imagiologia – Dr. Ricardo Campos Costa

15h35 – Shared Decision Making: Putting it into practice in the real world – Prof. Dr. Glyn Elwyn

16h00 – Futuro ambiente de trabalho dos PCs das USFs / UCSPs: muito mais do que um arquivo de atalhos – Dr. Ricardo Correia

16h25 – Coffee break

16h55 – CO 5 – Competências em Medicina Geral e Familiar. Novas metodologias de treino e aprendizagem – Dr. Luís M. Monteiro, Prof. dr. Luiz Santiago, Dr- M. Rui Costa, Dr. Luís Patrão

17h10 – CO 6 – O papel das mensagens instantâneas nos Cuidados de Saúde Primários – Dra. Joana Neto, Dra. Lígia Torres Lima

17h25 – Prescrição racional: os saudavelmente cépticos – Dr. Tiago Villanueva

17h50 – A gestão da prática clínica e o burnout em tempo de TICs – Dra. Maria José Ribas

18h15 – Entrega de prémios e “Para além da Medicina” – Fado Fadorum

 Patrocínios científicos


Menu