Eu diria: tocante e hilariante! Regra geral, os filmes que abordam os temas de saúde têm um fim dramático… mas este não. Todo ele é divertido! Até a banda sonora!
Intouchables é um filme francês de 2011, escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano, adaptado de um livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo.
Conta a história de Phillippe, um tetraplégico milionário que procura um auxiliar de ação médica, e de Driss, um jovem dos subúrbios de Paris que precisa de emprego. Driss, apesar de não ter qualquer formação para o cargo e contra tudo e todos, é contratado. Forma-se assim uma relação peculiar entre um rico aristocrata e um jovem acabado de sair da prisão, pois Driss não vê Philippe como um inválido! Estes dois amigos improváveis acabam por questionar tudo: a ética, a condição social, a raça e até a cultura musical e a pintura!
Envolvemo-nos nesta relação genuína entre “paciente e cuidador”, onde são trazidos à tona assuntos tabus como higiene pessoal, desejo e sexo num tetraplégico, entre outros. Uma leitura rica do mundo, das suas ambiguidades, das suas hipocrisias e preconceitos!
Recomendo.
O trailer:
Paula Mendes – USF Maxisaúde