Jaime Correia de Sousa

Leitura médica: “Culture, Health and Illness” por Cecil G. Helman, Ed. Arnold, 2007

Era Agosto. Tinha ido de férias com a família paraHelsínquia. O tempo tinha estado magnífico, quente, com os dias aindalongos, se bem que a diminuir, mas não resisti a dar um salto ao centroda cidade, à Akademiska Bokhandlen, a fantástica livraria saída do traçogenial de Alvar Aalto.

Mais por vício do que por necessidade, pois trouxera comigoleituras suficientes para as férias, fui olhando distraidamente para oslivros expostos. Passei sem parar pelas estantes de livros em finlandês;a aridez da língua nem sequer me despertou a tentação de tentarperceber os títulos. Demorei um pouco mais nos livros suecos, já sendocapaz, se bem que com alguma dificuldade, de tentar adivinhar de quetratavam.

Na secção de livros estrangeiros onde, entre títulosfranceses, alemães, espanhóis, italianos e mesmo portugueses,predominavam os de língua inglesa, procurei distinguir a literatura dequalidade dos best-sellers de grande tiragem para público de leituraspreguiçosas com direito a posição de destaque nos expositores.

Demorei pouco nesta actividade; nada de relevante me saltaraà vista. Como de costume, subi ao primeiro andar onde sabia existir umaboa secção de livros técnicos; procurei a área de medicina. Na pequenasecção dedicada aos cuidados de saúde primários fui manuseando algunslivros, atraído pelo título, procurando algo de diferente, que nãoconhecesse e que fosse ao encontro de temas com os quais andasseinteressado nos últimos tempos.

O título logo cativou a minha atenção – Culture, Health andIllness. Já tinha lido sobre Cecil Helman e folheado uma ediçãoanterior, mas esta nova edição fora revista e aumentada, com novoscapítulos tornando o seu conteúdo ainda mais atraente e relevante.

De imediato decidi comprá-lo. A intenção inicial era de oler calmamente no regresso a casa, em Portugal, pois tinha trazidoleituras de férias em quantidade suficiente. Mas o livro rapidamente meseduziu e li diversos capítulos seguidos, como se tratasse de umromance. É esse prazer que quero partilhar convosco.

Culture, Health and Illness de Cecil Helman, constituíleitura “obrigatória” para quem se dedica ao ensino da medicina edeveria ser referência de leitura recomendada a qualquer futuro médico. Oensino da antropologia e sociologia da medicina têm contextos eenfoques muito diferentes entre as várias escolas médicas Portuguesas.No entanto, alguns dos temas e conteúdos abordados nesta obra deveriamser introduzidos no ensino/ aprendizagem de todos os cursos de medicina eda formação pós-graduada de medicina geral e familiar.

Culture, Health and Illness fala-nos de pessoas, das suasfamílias, dos seus grupos sociais, culturais, religiosos, doscomportamentos face à saúde e doença, das formas utilizadas paraprocurar ajuda quando se sentem mal (enfermos ou dolentes), dos modelosexplanatórios sobre o adoecer e o curar, das crenças sobre a anatomia efisiologia do corpo humano, das relações entre corpo e espírito, dosrituais associados às curas, dos hábitos alimentares, das relaçõesmédico-doente, entre outras.

Cecil Helman baseia grande parte da obra nas suas pesquisasou na vasta literatura publicada, dando obviamente um maior enfoque aosgrupos culturais e étnicos que encontra na sua actividade profissional:os britânicos e os numerosos grupos e subgrupos de emigrantes residentesno Reino Unido. Mas as suas observações e reflexões são pertinentes emmuitos outros contextos sendo, por isso de uma enorme riqueza o que aleitura destas páginas nos pode proporcionar.

Para leitores menos habituados ao inglês, existe uma ediçãobrasileira do livro que pode ser pesquisada na Internet. Recentementefoi editada uma quinta edição que ainda não tive oportunidade deconsultar. Pela descrição, esta nova edição foi aumentada e modernizadacom material novo em todos os capítulos; existe ainda um capítulo novosobre novos métodos de investigação em antropologia médica.

Foi esta a leitura que mais me tocou, no que respeita alivros profissionais e que quis partilhar com os leitores doMGFamiliar.net.

Livros
Menu