Prevenção Primária de Doenças Cardiovasculares

Por Mariana Morais (CS de Espinho), Helena Beça (USF Espinho), Mariana Tudela (USF Horizonte)

A NICE publicou, em Maio de 2008, o documento “NICE clinical guideline on cardiovascular (CV) risk assessment and lipid modification”.

Apresenta-se um pequeno resumo sobre a utilização de estatinas na prevenção primária das doenças cardiovasculares. 

Na prevenção primária das doenças cardiovasculares, a terapêutica com estatinas está recomendada em adultos com risco cardiovascular a 10 anos maior ou igual a 20%.

A NICE recomenda a utilização de 40mg/dia de sinvastatina como opção de primeira linha. Não estão definidos valores alvo de colesterol. Se existir a possibilidade de interacções medicamentosas, ou a sinvastatina 40mg/dia estiver contra-indicada, deve ser utilizada uma dose menor de sinvastatina ou uma estatina alternativa, como a pravastatina.

Deve ser utilizada uma estratégia sistemática ao nível dos cuidados de saúde primários no sentido de identificar os pacientes com idade compreendida entre 40 e os 74 anos que possam apresentar um elevado risco cardiovascular.

Antes de oferecer uma terapêutica modificadora dos lípidos para prevenção primária, todos os outros factores de risco cardiovasculares modificáveis devem ser abordados e modificados, se possível.

Os pacientes devem ser submetidos a uma avaliação analítica e as comorbilidades e causas secundárias de dislipidemia devem ser tratadas. A avaliação deve incluir:

–  Hábitos tabágicos e alcoólicos

–  Medição da tensão arterial

–  Avaliação do índice de massa corporal

–  Perfil lipídico

–  Glicose em jejum

–  Função renal

–  Transaminases

–  TSH, se existir dislipidemia

 

Artigo original: http://www.nice.org.uk/nicemedia/pdf/CG67FullGuideline1.pdf

Prescrição Racional
Menu