Quanto tempo é suposto andar-se com tosse?

Por Carlos Martins, FMUP


Pergunta clínica: Numa doença aguda com tosse no adulto, quanto tempo é suposto durar a tosse?


Desenho do estudo: Os autores partiram da hipótese de que o uso excessivo de antibióticos possa estar relacionado em parte com o desencontro entre as expectativas dos pacientes e aquela que será a evolução natural de uma doença aguda com tosse. Para investigar este possível desencontro, efectuaram um questionário por entrevista telefónica a 493 adultos para determinar as expectativas dos pacientes em relação à evolução de uma doença aguda com tosse. Em simultâneo, efectuaram uma revisão sistemática de estudos prospectivos recolhendo os dados da duração de doença aguda com tosse nos grupos controlo sob placebo ou sem tratamento dos ensaios clínicos.


Resultados: O tempo médio de duração da tosse na literatura científica publicada foi de 17,8 dias. Os adultos que reponderam ao questionário reportaram uma duração média entre 7,2 e 9,3 dias. Pacientes com asma ou DPOC, apresentaram uma expectativa de duração maior. Pacientes com experiência prévia de antibióticos em doença aguda com tosse, têm uma maior probabilidade de acreditar que o antibiótico é sempre útil neste tipo de situação clínica.


Comentário: Os autores defendem que este desencontro entre as expectativas dos pacientes e a normal (natural) evolução de quadro clínico de doença aguda com tosse deverá ser abordado nas estratégias de comunicação que visam o uso mais racional dos antibióticos.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fill out this field
Fill out this field
Please enter a valid email address.
You need to agree with the terms to proceed

Prescrição Racional
Menu