Raquel Braga

Outras leituras: “As velas ardem até ao fim” por Sándor Márai

Vários livros me impressionaram, me emocionaram e alguns atéme fizeram amadurecer. Alguns tiveram um impacto decisivo na minha vidae alteraram a minha forma de estar.

Nos últimos anos, infelizmente, o prazer de ter tempo parame encontrar com um bom livro tem sido mais raro… por isso, foi comalguma surpresa, que há 2 ou 3 anos, sem aviso prévio, me deixeienlevar por um livro fininho de um autor húngaro para mim, até entãodesconhecido, Sándor Márai.

Em “As velas ardem até ao fim” penetramos num ambientelímpido e profundo, embora ligeiramente sombrio e arrepiante onde ossentimentos voltam a ter o peso que tinham no século passado. Foirevigorante revisitar valores absolutos como o amor, a amizade, a honra ea fidelidade.

Outras leituras: “Coração independente” por Pedro Serrano

Outro livro importante, que acho que todos os médicosdeveriam ler é o “Coração independente” do nosso colega Pedro Serrano.Com um estilo de escrita magistral, muita sensibilidade, ironia e humorele faz o relato do seu encontro com a morte através de um enfartecardíaco e de um cancro e mostra como se sente um doente que das outrasvezes, (em que esteve pessoalmente mais longe da morte), é médico…

É como se fosse a visão do outro lado… que todos deveríamos, obrigatoriamente, ter.

Um relato de humildade, perplexidade e uma lição acerca davida, da morte e das fragilidades da doença. Mas também uma reflexãoacerca da gratidão, da confiança, da insegurança, da esperança e daentrega de quem está doente…

Tenho-o oferecido aos meus internos como prenda deboas-vindas porque penso que lê-lo é tornar-nos mais próximos das outraspessoas, que às vezes estão doentes, frágeis e surpresas com o que lhesestá a acontecer…

Leituras médicas: “Cuidados primários em Medicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório”, Allan H.

Por último gostava de destacar um livro que me impressionou eme tem sido muito útil desde o meu internato: “Cuidados primários emMedicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório”, de Goroll ,Allan H., publicado em 1997 pela McGraw-Hill de Portugal, com prefácio àEdição Portuguesa de José Guilherme Jordão.

Apesar de ser um livro médico, li-o aos pedaços, com avoracidade de quem lê um romance e percorri cheia de culpa capítulos quenão me eram nada úteis nesses momentos em que estava demasiadopressionada com outros afazeres…

Com a crescente entrada de internos na especialidade deMedicina Geral e Familiar e com o recente aumento de jovens médicos deMedicina Geral e Familiar apetecia-me deixar um desafio à preparação demais uma magnífica edição deste livro em português de Portugal…

LivroLivros
Menu