O tamanho do biberão e o aumento do peso




Pergunta clínica: Existe alguma relação entre o uso de um biberão maior e o aumento de peso do lactente?

Enquadramento: Na alimentação de lactentes com leite adaptado são usados biberões de diferentes tamanhos, no entanto não se sabe se o seu tamanho está associado ao aumento de peso nestas crianças.

Desenho do estudo: Estudo de coorte prospetivo. Os dados foram obtidos da base de dados de outra investigação intitulada “Greenlight Intervention Study” que pretende prevenir a obesidade infantil. Foram selecionadas 386 crianças nascidas com idade gestacional mínima de 34 semanas, pesando pelo menos 1500 gramas e exclusivamente alimentadas com leite adaptado. Na consulta do 2º mês de vida foi apurado qual o tamanho do biberão usado. Ao 6º mês de vida os lactentes foram reavaliados. Os investigadores definiram biberões grandes os biberões com pelo menos 180 ml de capacidade.

Resultados: Dos lactentes seleccionados 41% eram de raça negra, 35% hispânicos, e 23% de raça caucasiana. Na consulta dos 2 meses de idade 44% dos pais relataram utilizar biberões grandes, sendo que estes biberões foram mais usados por pais de crianças do sexo masculino e de raça caucasiana. Comparando com os outros lactentes as crianças alimentadas com biberões grandes tiveram mais 0,21 kg de aumento de peso de  (95% CI 0.05 – 0.37) aos 6 meses de idade.

Comentário: Estes resultados são preliminares, no contexto de um estudo maior que visa estudar a prevenção da obesidade infantil. Embora o crescimento na infância seja complexo, o tamanho do biberão pode ser um fator de risco modificável para o rápido ganho de peso das crianças alimentadas exclusivamente com leite adaptado. Como limitação do estudo salientamos que esta não é uma investigação aleatorizada e controlada e não temos informação sobre o peso das crianças após os 6 meses de idade. 

Artigo original: Pediatrics

Por Diogo Anes, USF Pulsar




A não perder
Menu