Declaração Provisória de Isolamento – Template de email

 


Muito obrigado aos colegas que nos fizeram chegar este template de email que poderá ser muito útil nesta fase de transição de procedimentos:

Template de email de dispensa de baixa – Download WORD

 

Exmo. Sr./Sra. “Nome do utente”,

Para permitir que os médicos de família possam voltar a dar a melhor resposta a quem está efetivamente doente, com COVID-19 ou outras doenças, e na sequência da atualização das normas da DGS, foi finalmente publicada, em Decreto-Lei, a alteração da Declaração Provisória de Isolamento para efeitos de justificação da ausência ao trabalho, bem como para a atribuição do subsídio de doença.

Assim, desde o dia 10 de janeiro, sempre que um utente teste positivo para o SARS-CoV-2, o resultado é integrado na plataforma SINAVE-LAB que automaticamente enviará uma mensagem para o utente. Nessa mensagem será solicitado o seu número de identificação da Segurança Social (NISS), bem como os dados dos seus contactos de alto risco. Isto acontece sem ser necessário que o utente contacte a Linha SNS 24 ou a sua USF/UCSP.

A declaração é depois enviada tanto para as situações de isolamento profilático para os contactos de alto risco, como para as situações de isolamento por infeção SARS-CoV-2. Esta declaração serve de “Baixa” (Certificado de Incapacidade Temporária) e passa a ter uma duração máxima de sete dias, a contar desde o primeiro dia de sintomas ou da data do teste, no caso dos utentes assintomáticos.

Em breve, ficará também automatizada a emissão do certificado de recuperação, que ficará disponível na Aplicação SNS 24.

Caso tenha algum sintoma clínico que o preocupe, à semelhança do que já faz com outras doenças agudas, poderá contactar a linha SNS 24 ou ligar para a USF/UCSP.

Para outras dúvidas em relação a tempos de isolamento, definição de contactos de risco, entre outras, sugerimos que siga a página da DGS: https://covid19.min-saude.pt/

Fique bem e em segurança. Mantenha-se informado e atento.  A informação é a base da prevenção.

Melhores cumprimentos,

A sua Equipa de Saúde,

 

Nota: DR n.º 6-A/2022, de 7 de janeiro disponível aqui: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/6-a-2022-177363491

 

Apoio à Consulta
Menu