Abílio Malheiro

Leituras médicas & não só:

“FAMÍLIAS… e como (sobre)viver com elas” por Robin Skynner e John Cleese,  Edições Afrontamento, 1983

O livro foi escrito em forma de diálogo entre os doisautores, Robin Skynner (psiquiatra, terapeuta familiar e de grupo) eJohn Cleese (humorista , membro dos Mounty Python’s) e ilustrado comcartoons de Bud Handelsman.

Editado em 1983 para o público em geral, revela-se uminstrumento útil para os médicos de Medicina Geral e Familiar e paratodos os que pretendem conhecer e compreender melhor as famílias e a suadinâmica.

Como é que as pessoas escolhem um companheiro? Porque seapaixonam? Que papéis adoptam ou impõem um ao outro? Como se comportamem relação aos filhos? Porque é o sexo tão importante? Estas são algumasdas questões a que este livro procura responder.

“A família é útil e fundamental ao desenvolvimento individual, mas também pode ser tóxica para os seus membros.

Daí que, para que cada elemento da família se desenvolva esobreviva, é necessário que a família se vá modificando e evoluindo, talcomo um organismo vivo, e assim também ela sobrevivendo às suas crises,necessárias (as do crescimento e desenvolvimento) ou acidentais (asresultantes de circunstâncias particulares)” – Roma Torres (prefácio).

Misturando ciência e humor, este livro pode constituir um prazer para quem o ler.

Livros
Menu