Acne: chocolate vs gomas



Pergunta clínica: Nos doentes com acne a ingestão de chocolate está relacionada com o agravamento das lesões?

Enquadramento: A acne vulgar é a mais frequente doença cutânea sendo quase universal na adolescência. A maioria dos dermatologistas não valoriza a relação entre a acne e alguns tipos de alimentos como o chocolate. Existe a hipótese que a ingestão de alimentos com carga glicémica elevada – ao conduzirem à hiperinsulinemia – desencadeia uma cascata de fenómenos endócrinos que podem estar implicados na patogénese da acne. O presente estudo tenta rever este tema controverso, avaliando o desenvolvimento de novas lesões de acne após a ingestão de chocolate versus um doce sem chocolate com uma carga glicémica semelhante.

Desenho do estudo: Estudo cruzado randomizado, cego. População do estudo: 54 estudantes universitários com uma média de idade de 21,4 anos. Os estudantes concordaram em abster-se de qualquer outra ingestão de chocolate durante o estudo. Critérios de exclusão: Antecedente pessoal de Diabetes Mellitus, restrições dietéticas ou alergias ao chocolate ou a gomas. Os participantes foram aleatoriamente alocados para receber uma barra de chocolate de leite (43 g) ou 15 gomas, ambos com a mesma carga glicémica, e fizeram uma avaliação fotográfica facial antes e 48 horas após a intervenção. As alterações foram avaliadas por um dermatologista que contou o número de lesões de acne. Após um período de washout de 4 semanas, os sujeitos do estudo receberam a intervenção inversa da primeira fase e fizeram novamente a avaliação fotográfica.

Resultados: Após cada intervenção, o grupo de consumo de chocolate apresentou um aumento estatisticamente significativo nas lesões de acne em comparação com o grupo das gomas (+4,8 vs -0,7 lesões, respetivamente).

Comentário: Este estudo, aparentemente isento e com um protocolo bem desenhado, apresenta resultados claros, confirmando a associação entre a ingestão de chocolate e o agravamento das lesões de acne. Algumas limitações do trabalho são a dimensão reduzida da amostra e ausência, por exemplo, de estudo prévio hormonal dado que a a acne está sob a influência hormonal androgénica. Assim parece prudente aguardar por evidência robusta antes de colocar o chocolate como um alimento a evitar nas situações de acne. 

Artigo original: J Am Acad Dermatol

Por Diogo Anes, USF Pulsar 




A não perder
Menu