Citisina: uma alternativa "nova" e válida na cessação tabágica?



Pergunta clínica: Qual a efectividade e tolerância da citisina na cessação tabágica quando comparada com a terapêutica substitutiva com nicotina?

Enquadramento: A citisina, à semelhança da vareniclina, é um agonista parcial dos receptores nicotínicos utilizado há várias décadas para a cessação tabágica, nomeadamente na Europa de Leste. Contudo, é uma substância pouco conhecida no resto do mundo e sem ensaios comparativos com outras intervenções anti-tabágicas.

Desenho do estudo: Ensaio controlado e aleatorizado, realizado entre 2011 e 2013 na Nova Zelândia, envolvendo 1310 fumadores adultos, motivados para deixar de fumar e que contactaram a linha telefónica nacional de apoio à cessação tabágica com vista a iniciar tratamento. A estes foi oferecido apoio telefónico breve e enviados pelo correio citisina ou vouchers convertíveis em terapêutica substitutiva de nicotina (TSN), numa distribuição aleatória 1:1 e estratificada segundo sexo, etnia e dependência tabágica segundo teste de Fagerstrom. A duração da terapêutica foi de 25 dias e oito semanas, respectivamente. Foi avaliado como outcome primário a abstinência continuada ao tabaco, auto-reportada, ao fim de 1 mês.

Resultados: Verificou-se abstinência ao fim de 1 mês em 40% (264 em 655) dos indivíduos tratados com citisina e em 31% (203 em 655) daqueles com TSN (IC da diferença a 95%: 4,2-14,5%; NNT de 11). A efectividade da citisina foi superior (à da TSN) ao fim de 1 semana, 2 meses e 6 meses de abstinência, assim como no sexo feminino. Foram descritos, contudo, mais efeitos adversos num período de 6 meses no grupo com citisina (288 eventos em 31% dos indivíduos) versus TSN (174 eventos em 20% dos indivíduos), nomeadamente náuseas, vómitos e distúrbios de sono, de intensidade ligeira a moderada. O número de dias até à primeira recaída foi significativamente superior com a citisina (53 dias, IC 95% – 36-100) versus TSN (11 dias, IC 95% – 6-22).

Conclusão: Quando combinado com apoio comportamental breve, a citisina revelou-se no presente estudo uma terapêutica alternativa na cessação tabágica, sendo superior à TSN, ainda que com mais efeitos adversos.

Comentário: O presente estudo apresenta várias limitações: dimensões temporal e amostral reduzidas; abstinência e tolerância auto-reportadas; possível sub ou sobrenotificação de efeitos adversos; tendência de favorecimento para a citisina, enviada gratuitamente para o domicílio e não sob a forma de voucher promocional como na TSN. São assim necessários mais estudos comparativos e a longo prazo que permitam consolidar esta substância como uma terapêutica anti-tabágica válida, de curta duração, barata e bem tolerada, destinada para todos aqueles que queiram deixar de fumar, nomeadamente para os pertencentes a estratos sócio-económicos mais desfavorecidos onde se verifica uma prevalência significativa de hábitos tabágicos.

Artigo original:NEJM

Por André F. Correia, UCSP Águeda V


Prescrição Racional
Menu