Controlo da glicemia na Diabetes tipo 2: nem oito, nem oitenta!

Lígia Torres Lima, USF São João do Sobrado

De acordo com o estudo Survival as a function of HbA1c in people with type 2 diabetes: a retrospective cohort study, valores de HbA1c quer superiores quer inferiores a cerca de 7,5% (59 mmol/mol), em doentes com Diabetes mellitus tipo 2 (DM 2), estão associados a uma maior mortalidade por todas as causas e a eventos cardiovasculares.  

Segundo as orientações da NICE:

– deve haver um compromisso do paciente no estabelecimento do seu nível-alvo de HbA1C, o qual poderá ser superior a 6,5% (48 mmol/mol);

– é recomendada a adição de um segundo agente oral, quando o doente é incapaz de atingir o nível de HbA1C acordado, através da modificação de estilos de vida ou de monoterapia com um anti-diabético oral (ADO) – habitualmente a metformina;

– a insulinoterapia é sugerida como opção quando a HbA1c não diminui para níveis inferiores a 7,5% ou outro valor superior acordado.

O referido estudo verificou que valores medianos de HbA1c, de cerca de 7,5%, em doentes com DM 2 submetidos a terapêuticas intensivas com ADO combinados ou insulina, estão associados a um menor risco de mortalidade por todas as causas. Valores superiores ou inferiores a este estarão associados a um maior risco.

Esta relação “em U” verificou-se, independentemente de o regime terapêutico ser intensificado com ADO ou insulina. No entanto, os regimes baseados em insulina estiveram associados a maior risco de mortalidade.

A menor taxa de sobrevivência em indivíduos com valores baixos de HbA1c poderá estar relacionada com a hipoglicemia, uma complicação comum das abordagens intensivas da DM.

 A NICE defende que estes achados devem ser interpretados com cautela, visto este estudo observacional ter várias limitações e não terá, só por si, necessariamente, grande impacto nas discussões sobre o tratamento ideal da DM 2. Contudo, se estes dados forem confirmados, será reforçada a ideia de que as guidelines para abordagem da DM 2 poderão necessitar de uma revisão, que inclua um valor mínimo para os valores-alvo de HbA1c.

Artigo originalhttp://www.npc.co.uk/ebt/merec/cardio/diabetes2/resources/merec_monthly_no25.pdf

Prescrição Racional
Menu