Doses baixas de desmopressina oral para a poliúria nocturna em doentes com hiperplasia benigna da próstata

Diana Carneiro, IFE MGF, USF Horizonte

No estudo “Low Dose Oral Desmopressin for Nocturnal Polyuria in Patients With Benign Prostatic Hyperplasia: A Double-Blind, Placebo Controlled, Randomized Study”, publicado no The Journal of Urology (Janeiro de 2011), são avaliadas a eficácia a longo prazo e a segurança de doses baixas de Desmopressina oral em doentes idosos com HBP e sintomatologia acompanhante (noctúria e poliúria nocturna).

Este estudo decorreu no período de Outubro de 2007 a Dezembro de 2009. Foram incluídos doentes com mais de 65 anos com o diagnóstico de HBP, com noctúria (duas ou mais necessidades de levantar durante a noite para esvaziar a bexiga), poliúria nocturna (volume urinário nocturno > 30% do total de volume urinário diário) e um IPSS ≥ 14. Todos os doentes receberam placebo ou 0.1 mg de Desmopressina oral ao deitar. Foram observados em quatro consultas (1, 3, 6 e 12 meses) após o início do tratamento. Durante o estudo, os doentes registaram diários miccionais e em cada consulta foram avaliados os seguintes itens: International Prostate Symptom Score (IPSS), qualidade de vida, urina II, sódio urinário, osmolalidade urinária, ionograma, PSA, ecografia prostática transrectal, urofluxometria e resíduo pós-miccional.

Foram incluídos 115 doentes no estudo (58 no grupo placebo e 57 no grupo Desmopressina). Como podemos verificar nos gráficos apresentados abaixo, a Desmopressina reduziu a produção nocturna de urina e o número de episódios de noctúria, tendo também prolongado o período de sono até ao primeiro episódio de necessidade do doente se levantar para urinar.

Comparativamente aos valores registados antes do tratamento, a Desmopressina reduziu gradualmente o nível sérico de sódio e induziu uma hiponatremia estatisticamente mas não clinicamente significativa, após doze meses de tratamento. Não se registarem complicações sistémicas graves durante o período de tratamento. Como efeitos adversos foram detectados: cefaleias (4 placebo vs 3 Desmopressina), tonturas (4 placebo vs 4 Desmopressina), náuseas (1 placebo) e hiponatremia sem sintomas (10 placebo vs 9 Desmopressina).

Este estudo demonstrou que a Desmopressina, em doses baixas, é um tratamento eficaz e bem tolerado para a poliúria nocturna nos doentes com HBP. O tratamento a longo prazo com Desmopressina reduz o nível sérico de sódio e pode induzir hiponatremia mesmo nos doentes sem história anterior. Assim, nos tratamentos a longo prazo, o sódio sério deve ser avaliado cuidadosamente, pelo menos, uma semana após o início do tratamento.

Sendo os sintomas do tracto urinário baixo muito comuns nos homens idosos e estando associados a um impacto negativo na qualidade de vida destes doentes, este estudo traz esperança no controlo destes sintomas tão incómodos para muitos dos nossos doentes.

Artigo original: http://download.journals.elsevierhealth.com/pdfs/journals/0022-5347/PIIS0022534710045362.pdf

A não perder
Menu