Aspectos ético-jurídicos das consultas por telefone, e-mail ou chat

 

As tecnologias de informação e comunicação foram penetrando as nossas vidas e, quase sem nos apercebermos, começámos a comunicar com os nossos pacientes pelo telefone, pelo e-mail e eventualmente por chat ou pelas redes sociais.

Usar estes meios de comunicação com os nossos pacientes levanta aspetos ético-jurídicos que devemos ter em consideração. O Prof. Doutor Rui Nunes expõe-nos no seguinte vídeo os principais…

Saliento a importância do registo destes contactos com os nossos pacientes e as questões relacionadas com a privacidade dos conteúdos, por exemplo, dos mails… Destaco ainda a proposta da colocação de uma nota de rodapé nos mails que enviamos aos nossos pacientes referindo o carácter confidencial do seu conteúdo (no vídeo, ver por volta do minuto 13). Deixo aqui uma proposta de texto para essa nota de rodapé… Agradeço as vossas sugestões para eventuais melhoramentos desta proposta:

 “Nota importante: A informação contida neste e-mail é confidencial, pelo que esta mensagem não deve ser reencaminhada para terceiros. Se alguém receber este mail indevidamente, deverá eliminá-lo.”

 

Prof. Doutor Rui Nunes – MGF.net Talks 2012
Editorialblog
Menu