Glucosamina na osteoartrose: que evidência?

 

Enquadramento: A utilização da glucosamina como resposta a queixas de dor osteoarticular degenerativa é frequente. Contudo, desconhece-se se, de facto, tem alguma influência na evolução da patologia, embora muitas vezes os doentes melhorem sintomaticamente.

Pergunta clínica: Em doentes com osteoartrose a glucosamina diminui a dor e a limitação funcional?

Desenho do estudo: Revisão sistemática e meta-análise comparando a utilização de glucosamina na osteoartrose (maioritariamente do joelho) com a utilização do placebo. Foram seleccionados 6 estudos dos últimos 5 anos e a revisão da Cochrane sobre o tema.

Resultados: Em relação à dor a diferença média padronizada encontrada variava de -0.16 a -0.51. Em estudos mais alargados, a variação da intensidade da dor era de 0,4 em 10.

Quanto à limitação funcional, a diferença média padronizada variou de -0.08 e -0.54. Apenas um estudo encontrou menor diminuição da espessura da cartilagem articular. Não foram descritos efeitos adversos.

Conclusão: Não existe, actualmente, evidência robusta a favor da prescrição de glucosamina.

Comentário: Os estudos de maior qualidade e mais longos no tempo não demonstraram efeito significativo. Acresce ainda que alguns trabalhos foram apoiados pela indústria farmacêutica. Sendo assim, as dúvidas permanecem sobre a pertinência da glucosamina no âmbito de uma prescrição racional.

Artigo original

Por Mariana Rio, USF São João do Porto

 

Prescrição Racional
Menu