Glória Neto: "O Perfume"

Livro: O Perfume – História de um Assassino de Patrick Suskind 



Desafiada a entreabrir as folhas de um livro que me tivesse marcado, não foi difícil surgir-me na memória “O Perfume”, que li de um fôlego só, num Verão de há já algum anos. Este livro foi-me aconselhado por um amigo que talvez me conhecesse bem. Narra a vida de Jean Baptista e tocou-me por ser um livro diferente, pela descrição de perceções em relação ao meio ambiente e às alterações psicológicas que nos podem provocar e como nos podem influenciar. Fala-nos das diferenças e deficiências que todos os seres humanos têm. A descrição dos cheiros de cada lugar e situação levou-me a senti-los intensamente, o que torna o livro muito marcante.

Nesta história só aparentemente simples descreve-se a vida de Jean, que nasceu com uma capacidade ímpar para detetar cheiros e, por causa dessa capacidade, persistentemente procurou o perfume perfeito. Passou por várias trabalhos, teve algumas vitórias ao criar aromas ímpares, mas nunca satisfeito  resolveu parar e repensar no que queria mesmo atingir, nessa altura faz uma descoberta surpreendente: não tinha cheiro. Essa revelação sobre si próprio levou-o a querer descobrir a receita do perfume humano e nessa busca obcecada tornou-se um assassino, passando o resto da vida a tentar ser “completo”, a roubar aos outros o que lhe faltava a ele…  será que podemos ter e ser alguma coisa que não venha de nós ou seja o reflexo de nós próprios?

Agradou-me a questão das diferenças – somos todos diferentes -, a persistência, os limites e como os conhecer e a demonstração de quando os cheiros podem influenciar o nosso estado psicológico.

Daqueles livros “de férias” que afinal nos acompanham para toda a vida!

Glória Neto

Livros
Menu