Ler para crianças pequenas reduz problemas socioemociais

 

 

Pergunta clínica: Ler para crianças em idade pré-escolar traz algum benefício, além de potenciar o desenvolvimento da linguagem?

Desenho do estudo: Estudo coorte realizado nos EUA, que incluiu crianças com idades compreendidas entre os 30 e os 66 meses, observadas pelo menos uma vez num centro de cuidados de saúde primários académico, no período entre 1/7/2013 e 1/2/2019 (5,5 anos) e com pelo menos um registo de leitura partilhada. O marcador (outcome) avaliado foram as dificuldades socioemocionais após os três anos de idade, avaliadas através do questionário Ages and Stages: Social Emotional Questionnaire (ASQ:SE).

Resultados: Foram incluídas 5693 crianças, 51% do sexo masculino, 75% de raça negra (de acordo com o reportado pelos pais) e 80% pertenciam ao sistema de saúde público. Na aplicação do questionário ASQ:SE, 16% das pontuações foram compatíveis com problemas socioemocionais. Na avaliação das rotinas de leitura a crianças (leitura partilhada), 6% dos cuidadores relataram ler de forma partilhada “raramente” (0-1 dia por semana), 54% “na maioria dos dias” (5 a 7 dias por semana), 40% “alguns dias” (2 a 4 dias por semana). As crianças com uma frequência rara de leitura partilhada tiveram um risco maior de ASQ:QE acima do ponto de corte (compatível com dificuldades socioemocionais), em comparação com as que tinham leitura partilhada na maioria dos dias (risco relativo ajustado 1.62; IC95% 1.35 -1.92).

Comentário: Ler para crianças em idade pré-escolar associa-se a um menor risco de problemas sociais e emocionais, pelo que a leitura partilhada deve ser recomendada pelos profissionais de saúde nas consultas de vigilância de saúde infantil.

Artigo original: Pediatrics

Por Sofia Rodrigues, USF Descobertas

 

 

A não perder
Menu