Medicina centrada no consulente

 

 

 

Na edição online do Canadian Family Physician de Novembro de 2013 , saiu uma interessante reflexão sobre medicina centrada no consulente.

Quero aqui fazer uma afirmação de definição: consulente é, para mim, o cidadão que me consulta e utente é o cidadão utilizador e que paga ou não um serviço.

Em tal reflexão o médico americano que frequentou um programa de formação de alto gabarito de cinco anos, nos Estados Unidos, refere nunca ter entrevistado em tal estágio um paciente sob supervisão. Refere o Dr Alan Bonsteel que só quando chegou àMcGill University” é que teve orientação durante  todas as entrevistas clínicas e os membros da Unidade de Medicina de Família e psicólogos clínicos a falarem e orientarem sobre como interagir com os consulentes. Refere ainda consultas sob observação em ala com dispositivo de vidro espelhado o que para ele foi uma experiência modificadora para o resto da carreira clínica.

Refere depois o Dr Alan BonsteelIn the intervening 20 years, our profession has been transformed by the concept of evidence-based medicine—that every treatment we give our patients should be supported by scientific studies. I firmly believe that patient-centred interviewing would easily pass that test”.

Fazemos a entrevista ombro a ombro (mas que ombros e que formação e desenvolvimento contínuos para isto? Que certificação temos?). Em ambiente de formação preocupamo-nos muito com o diagnóstico pelo HLB27, pelas troponinas… pelo valor da Pressão Arterial, pelo aplicar das normas… Enfim…

E sistematicamente lemos nas Revistas de EBM que faltam estudos bem desenhados que dêem cabal resposta à pergunta colocada…

Será necessário dizer mais algo? Pensemos e melhoremos.

 

Luiz Miguel Santiago

MD, Médico de Família, USF Topázio

PhD, FCS da Universidade da Beira Interior

 

 

MaisOpinião - Luiz Miguel Santiago
Menu