Miguel Melo

Outras leituras: “Ensaio Sobre a Cegueira” por José Saramago, Editorial Caminho, 1995

Este livro, de José Saramago, é um daqueles livros que depois de serem lidos nunca mais se esquecem.

“Ensaio sobre a cegueira” é sobre uma estranha epidemia decegueira branca que gera o caos no seio de uma comunidade, com oinstinto de sobrevivência a sobrepor-se à civilização; a partir destainexplicável epidemia, Saramago leva-nos até à ausência dos valores maisbásicos de uma sociedade, transformando os seus personagens em animaisegoístas.

Uma visão pessimista do homem, evidenciando, de uma formacrua, os instintos mais primitivos na busca pela sobrevivência e onde aindiferença para com o seu semelhante é uma das maiores cegueiras.

amo-nos habituando às coisas más, dolorosas, e perdemos a sensibilidade, a capacidade de combater as coisas más, de reagir…

Este livro que faz-nos pensar sobre a natureza humana(podíamos ser nós ali…) e, mais do que isso, faz-nos ter medo da própriahumanidade frente a uma situação de caos.

O “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago é um doslivros mais inquietantes, angustiantes, mais cruel mais triste que jáli; mas é também um dos mais enternecedores, lúcidos, verdadeiros ehumano…. brutalmente humano.

Livros
Menu