Pregabalina versus placebo na ciatalgia aguda e crónica




Pergunta clínica: Nos doentes com ciatalgia, o tratamento com pregabalina é eficaz na redução da intensidade da dor?

População: Doentes com ciatalgia

Intervenção: Tratamento com pregabalina

Comparação: Placebo

Outcome primário: Intensidade da dor na perna. Outcomes secundários: incapacidade, intensidade da lombalgia e qualidade de vida.

Desenho do estudo: Ensaio clínico multicêntrico, randomizado, controlado, com dupla ocultação. O estudo incluiu 209 doentes com ciatalgia, que foram randomizados em dois grupos: um foi tratado com pregabalina 150 mg/dia, cuja dose foi ajustada gradualmente até um máximo de 600 mg/dia e o segundo com placebo diário. O período de seguimento foi de 52 semanas. O outcome primário foi a avaliação do score da intensidade da dor na perna numa escala de 10 pontos em dois períodos de tempo: 8ª semana e 52ª semana. Os outcomes secundários incluíram a avaliação da extensão da incapacidade através do questionário “Roland Disability Questionnaire for Sciatica”, da intensidade da lombalgia numa escala de 0 a 10 pontos, do efeito percecionado pelo doente numa escala de -5 a +5 pontos, da qualidade de vida medida pela escala “Short Form Health Survey 12”, do absentismo laboral e da utilização dos Serviços de Saúde.

Resultados: Na oitava semana a diferença da média ajustada do score da intensidade da dor na perna não foi estatisticamente significativa entre os dois grupos: 0.5 (95% IC, -0.2 a 1.2; p=0.19). Na 52ª semana a diferença da média ajustada também não foi estatisticamente significativa: 0.3 (95% IC, -0.5 a 1; p=0.46).  De forma semelhante, não houve diferenças estatisticamente significativas em nenhum dos outcomes secundários avaliados na 8ª e 52ª semanas. Relativamente à incidência dos efeitos adversos, foram reportados 227 eventos no grupo da pregabalina e 124 no grupo placebo, tendo sido o mais comum as tonturas.

Conclusão: Neste estudo, tratamento com a pregabalina não reduziu significativamente a intensidade da dor na perna associada à ciatalgia quando comparado com placebo, no curso de 8 semanas. A incidência de efeitos adversos (tonturas, dorsalgia, hipersudorese, mal-estar) foi significativamente maior no grupo da pregabalina quando comparada com o grupo placebo.     

Comentário: O tratamento da ciatalgia permanece um desafio na prática clínica. A eficácia dos vários fármacos é muito variável de pessoa para pessoa e, na mesma pessoa, de crise para crise. Um dos factores que para tal contribui reside no facto de se tratar de uma dor com vários mecanismos envolvidos e em grau variável. Em certas situações poderá predominar a componente de dor nociceptiva, noutras a componente de dor neuropática.  Este estudo envolveu doentes com ciatalgia aguda e com ciatalgia crónica e revelou a ausência de eficácia da pregabalina. Outros estudos têm apresentado resultados diferentes, pelo que se torna pertinente a realização de estudos adicionais e a meta-análise de todos.

Artigo original: N Engl J Med

 

Por Catarina Macedo, USF Pró-Saúde








Prescrição Racional
Menu