JNC 2014: novidades no tratamento da HTA


 

Enquadramento: O 8º Joint National Committee (JNC) procurou responder a três perguntas principais: 1) Iniciar a terapêutica anti-hipertensora utilizando limites específicos de pressão arterial (PA) melhora os outcomes? 2) Tratar a HTA tendo em conta objectivos específicos de PA melhora os outcomes? 3) As diferentes classes de anti-hipertensores divergem entre os seus benefícios e malefícios?

Desenho do estudo: Guidelines que resultam de um painel de peritos que usou revisões baseadas na evidência científica. Incluiu estudos sobre resultados na mortalidade em geral ou específica para doenças cardiovasculares (CV), patologia CV, revascularização arterial e doença renal crónica (DRC) cujas amostras tinham mais de 100 indivíduos e follow-up superior a 1 ano.

Conclusão: Seguem abaixo as conclusões do 8º JNC (com a respectiva força de recomendação).

Valores de PA

População em geral com idade  60 anos:

-Iniciar antihipertensor se PA > ou igual a 150/90 mmHg, com o objectivo terapêutico inferior a estes mesmos valores. (A)

Nota: no caso de doentes com esta idade que estejam com valores de PA < 140 mmHg e sem efeitos adversos, não é necessário ajustar o tratamento. (E)

População em geral com idade < 60 anos:

-Iniciar antihipertensor se PA diastólica (PAd) ≥ 90 mmHg com o objectivo terapêutico de PAd inferior a este valor. (Dos 30 aos 59 anos – A; dos 18 aos 29 anos – E)

-Iniciar antihipertensor se PA sistólica (PAs) ≥140mmHg com o objectivo terapêutico de PAs inferior a este valor. (E)

População adulta com DRC ou com microalbuminúria e idade dos 18 aos 70 anos:

-Iniciar antihipertensor se PA ≥ 140/90 mmHg tendo estes valores como objectivo terapêutico (E)

População adulta com diabetes mellitus:

-iniciar antihipertensor se PA ≥ 140/90 mmHg tendo estes valores como alvos terapêuticos. (E)

Tratamento farmacológico

– na população que não seja de raça negra, o tratamento inicial deverá incluir diurético tiazídico ou um bloqueador dos canais de cálcio (BCC) ou um inibidor do sistema renina-angiotensina. (B)

– na população de raça negra, o tratamento deverá ser iniciado com um diurético tiazídico ou BCC (C)

– em doentes com ≥ 18 anos com DRC o tratamento inicial deverá incluir o inibidor do sistema renina-angiotensina. (B).

O objectivo do tratamento é atingir o alvo-terapêutico após um mês. Se tal não acontecer o passo seguinte é aumentar a dose ou adicionar um novo fármaco de classe diferente até atingir o objectivo. Se necessário, adicionar um terceiro fármaco. Não se devem utilizar inibidores da enzima conversora de angiotensina e antagonistas dos receptores de angiotensina em simultâneo. Se o alvo terapêutico não for atingido com 3 fármacos de classes diferentes o doente deve ser referenciado para os cuidados de saúde secundários.

Comentário: Estas novas guidelines são um novo ponto de a orientação de doentes com HTA. Tem em conta um factor que ainda não tinha sido objectivado: o valor da PA em idosos. Atribuir em valor alvo a atingir nestes casos, permite a melhor uniformização dos cuidados, com a mais-valia de alertar para o risco de efeitos adversos da medicação antihipertensora nesta faixa etária. A uniformização dos valores alvo em doentes com diferentes patologias (HTA, diabetes mellitus, DRC) facilita a integração dos cuidados no doente com multipatologias.

Artigo original

Por Mariana Rio, USF São João do Porto 

 

Prescrição Racional
Menu