Uma imagem vale mesmo mais que mil palavras?

Por Mariana Rio, USF São João do Porto

Este ensaio clínico controlado aleatorizado foi publicado nos Archives of Internal Medicine a 24 de Janeiro de 2012 e intitula-se: Impact of carotid plaque Screening on smoking cessation and other cardiovascular risck factors.

Procura perceber como é que a informação prestada ao doente pode influenciar a sua adesão à terapêutica de cessação tabágica e de diminuição dos fatores de risco cardiovascular (FRCV) com diminuição do risco global de eventos cardiovasculares em 10 anos (score de risco Framingham).

Aos doentes fumadores com placas ateroscleróticas detetadas por ecografia dos vasos do pescoço foram apresentadas duas imagens das suas placas, seguindo-se 7 minutos de ensino do doente sobre o significado das placas de aterosclerose. Este grupo foi comparado com um grupo de fumadores sem placa aterosclerótica e com um grupo controlo, aos quais foi feito um ensino de 7 minutos sobre os riscos do tabagismo. Ambos os grupos foram submetidos a um programa de cessação tabágica intenso com 1 ano de duração. A todos os participantes foi pedido que escolhessem um dia para iniciar a cessação tabágica.

A cessação tabágica foi confirmada através da determinação dos níveis de monóxido de carbono exalados ao longo do ano, assim como com a avaliação dos valores de cotinina no sangue ao fim de 12 meses. A diminuição dos FRCV foi avaliada aos 12 meses pela determinação dos valores de colesterol LDL, tensão arterial, proteína C reactiva ultra-sensível, hemoglobina glicosilada (nos doentes com Diabetes Mellitus) e score de risco Framingham.

Aos 12 meses, a taxa de cessação tabágica foi de 20%. No entanto, não houve diferenças entre os dois grupos estudados, assim como em relação às alterações dos FRCV.

Os autores concluem que foi atribuída uma grande importância ao programa de cessação tabágica, considerando que foi este programa, e não as restantes medidas, que teve grande influência nos resultados obtidos, mascarando o efeito da ecografia dos vasos do pescoço. Fica em aberto a realização de estudos nos quais os programas de cessação tabágica sejam menos intensos.

Fica também no ar, até que ponto, um exame auxiliar de diagnóstico que custa €23,17 poderá ser aplicado por rotina num país como o nosso, no qual se estima que a prevalência de fumadores é de 20.9% na população com 15 ou mais anos (Machado, A. et al, Departamento de Epidemiologia, 2009).

Artigo original: http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/abstract/archinternmed.2011.1326

A não perder
Menu