COVID-19: Petição pública ao Povo Português

 

 

Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português.
Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!
Por isso, lhe pedimos:

– Sempre que esteja em contacto com pessoas que não vivem em sua casa, use corretamente uma máscara facial, cobrindo o nariz e a boca. Tenha o cuidado de ajustar bem a máscara para evitar folgas laterais ou folgas junto ao nariz.
– Mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas. Em ambiente fechado, sem máscara, não existe uma distância segura.
– Evite levar as suas mãos aos olhos, nariz e boca.
– Lave as mãos com água e sabão com frequência.
Este Natal vai ser diferente. Para que no próximo ano a família se possa juntar com todos novamente à mesa, este ano, cada família deverá ficar em sua própria casa. Evitemos convívios entre familiares de agregados diferentes.
– O mesmo se aplica aos jantares de Natal das empresas. Este ano será necessário evitar essa forma de convívio.

O período que estamos a viver, devido à pandemia COVID-19, é de uma extrema gravidade para a saúde, para o bem-estar físico, psíquico e social de todos nós. E é também um período de extrema gravidade sob a perspetiva financeira e económica para Portugal.
Neste contexto,
É fundamental compreender que a solução está na mão de todos.
É fundamental compreender que o Serviço Nacional de Saúde está num ponto de tal sobrecarga, que é a saúde de todos que pode ficar em causa! De TODOS, mesmo daqueles que não têm a doença COVID-19.
É fundamental compreender que as imposições legais são insuficientes para controlar esta pandemia.
Do comportamento de cada cidadão, depende a saúde de todos.
A união e o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da transmissão deste vírus é o caminho para todos termos mais e melhor saúde.
É o caminho que salva mais vidas!

Nós, médicos portugueses, necessitamos da ajuda de todos os portugueses.

 

1 Comentário. Deixe novo

Bom dia, agradeço a iniciativa da petição. Gostaria também de apelar aos médicos que dêem orientações específicas aos professores, nomeadamente de educação física, para se readaptarem a esta realidade pois tive conhecimento que os estudantes fazem os mesmos exercícios que faziam antes do covid, mas com máscara. Sou uma cidadã comum e leiga no assunto mas parece-me que correr de máscara não deve fazer bem à saúde, vocês poderão confirmar. Tenho uma sobrinha que tem ficado sem ar de cada vez que tenta correr de máscara e o professor desvaloriza. Agradeço a atenção dada ao assunto.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Editorialblog
Menu