Despertares

 

Encefalite letárgica, uma doença da qual sabemos muito pouco e a maioria de nós nunca observou um doente por ela afetado. Existiu um surto epidémico desta doença entre 1916 e 1930 cuja etiologia ainda hoje se desconhece.  Em 1969, um jovem neurologista, o Dr. Oliver Sacks, torna-se médico de um grupo de doentes institucionalizados, vítimas desta doença. Decide experimentar um medicamento novo e tudo o que a partir daí se desenrola, é realmente admirável. O Dr. Oliver Sacks publica um livro em que relata a sua experiência profissional e é a partir deste livro que é realizado o filme “Awakenings“.

Um filme notável e simplesmente belo. Recebeu 3 nomeações para os óscares: melhor filme, melhor argumento adaptado e melhor actor. Robert de Niro e Robbin Williams têm um desempenho notável.

Um filme que desperta em nós bons e puros sentimentos. Alguns deles até têm a ver com a génese da nossa vocação: do porquê de querermos ser médicos. E também sobre o admirável dom da vida.

Deixo-vos 3 pequenos vídeos…. O primeiro tem uma cena muito bonita do filme, o suficiente para apreciar a mestria de representação de Robert de Niro.

O segundo permite-nos conhecer o verdadeiro Dr. Oliver Sacks, os verdadeiros doentes que ele tratou. Quem viu o filme vai gostar muito de ver esta reportagem! Reparem na semelhança entre o médico e o actor Robin Williams.

O terceiro é um verdadeira peça de museu: um vídeo do arquivo da British Medical Association datado de 1925 em que se demonstra um caso de uma paciente com encefalite letárgica – não é muito bonito de se ver…

 

Um pouco do filme

A verdade por detrás do filme

 Um caso real de 1925

 

 

Informação adicional:

What caused the 1918-30 epidemic of encephalitis lethargica?

 

Deixem o vosso comentário em baixo!
Espero que tenham gostado deste post. A mim, deu-me muito gosto escrevê-lo!  :))

Carlos Martins

 

 

 

Filmes que tocam
Menu