Plano Nacional de Saúde 2021-2030

 

 

Uma das críticas mais lidas e ouvidas neste nosso canto lusitano é sobre o facto de sermos bons a reagir – o famoso “desenrasque” – mas péssimos a planear.
A saúde não escapa a esta sentença. Alguns cínicos até usam a resposta pandémica como exemplo para reforçar esta tese.
Não seria melhor termos uma estratégia a longo prazo? Um mapa racional envolvendo todos os agentes em saúde? A verdade é que este plano já existe e intitula-se Plano Nacional de Saúde (PNS).
O PNS é uma ferramenta que pretende alinhar e sintetizar as políticas de saúde olhando para o futuro com o objectivo de obter ganhos em saúde para a população residente em Portugal. O PNS 2021-2030 foi publicamente lançado a 9 de outubro de 2019. Após essa data o documento foi recebendo o contributo de vários profissionais de saúde e especialistas, até que se concluíram os trabalhos com a respectiva consulta pública até 07 de maio 2022. A versão final do documento está disponível no site da Direcção Geral da Saúde (pns.dgs.pt) e foi aprovada no Conselho de Ministros de 11 de Maio 2023.  Dada a sua complexidade é sempre um exercício redutor excluir temas.

No que diz respeito aos Cuidados de Saúde Primários, o PNS 2021-2030 salienta o declínio do número de médicos de família. E eu acrescento que só com médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar podemos garantir a equidade de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde de proximidade com qualidade e segurança.

Ainda assim, destaco como positiva a atenção aos problemas relacionados com as alterações climáticas que são designados de problemas com potencial de risco em ascensão. Alicerçados na ciência sabemos que estes problemas são uma realidade, pelo que é importante adoptar medidas atempadas de proteção e de cuidado da população. No que diz respeito aos Cuidados de Saúde Primários, o PNS 2021-2030 salienta o declínio do número de médicos de família. E eu acrescento que só com médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar podemos garantir a equidade de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde de proximidade com qualidade e segurança.
O PNS 2021-2030 não é um documento fechado e estão previstas ações de monitorização e avaliação.
Mas para que tenham sucesso é importante divulgar o Plano Nacional de Saúde. Os profissionais de saúde, os estudantes  e o cidadão devem conhecer o plano e contribuir para a sua melhoria e implementação.
Como o combate à COVID 19  já pertence ao passado, o PNS 2021-2030 pode servir de denominador comum para a nossa comunidade e constituir um efectivo agente de mudança com ganhos em saúde para todos.

Por Luís Monteiro

 

 

MaisOpinião - Luís Monteiro
Menu