Dra. Susana Silva @ Dublin

 

 

 

Desde quando saíste de Portugal?

Saí de Portugal em Outubro de 2013.

 

O que te levou a optar por ir para a Irlanda?

Escolhi a Irlanda, primeiro porque é um pais de língua inglesa, onde me sinto mais à vontade, e depois porque era onde podia trabalhar com Médica de Família, como é a minha formação. Noutros países como o Reino Unido ou a Austrália, essa formação não é automaticamente reconhecida.

 

O que te surpreendeu mais até agora?

Ainda é tudo muito recente, mas existem diferenças muito significativas. O trabalho burocrático que temos em Portugal [aqui] é muito facilitado pela administrativa que trata da prescrição crónica e até dos pedidos de referenciação. A  colheita de sangue e urina para analise é feita no próprio centro de saúde pela enfermeira. O medico de família realiza mais procedimentos, como a crioterapia ou a colocação de catéteres urinários, por exemplo.

 

O sistema de saúde irlandês pode ser um modelo para Portugal? Porquê?

Ainda não estou de todo familiarizada com este sistema, mas julgo que o sistema de saúde português é muito melhor. Cá apenas a Saúde Materna é gratuita, e crianças a partir das 6 semanas já pagam consulta, num sistema de saúde que é privado. Cerca de um terço das pessoas tem um cartão que permite livre acesso aos cuidados de saúde primários, tendo de pagar todo o resto. E os medicamentos não têm qualquer comparticipação do estado. Por outro lado, e decorrente do facto de ser privado, as pessoas são mais criteriosas na hora de recorrer ao medico, as instalações são muito boas e o material necessário esta sempre disponível.

 

Quais os conselhos práticos que podes dar a um colega português que queira estagiar/trabalhar na Irlanda ?

Quanto a conselhos práticos, havendo alguma flexibilidade, não há problemas de maior. Os irlandeses estão habituados a ter médicos estrangeiros e facilitam ao máximo a integração. São muito prestáveis e compreensivos! Basta um sorriso e ajudam-nos no que for preciso! Nestas três semanas não senti por um minuto que estava sozinha, mas numa equipa multidisciplinar de enfermeira, farmacêutico, fisiatra, e até de saúde pública!

 

Onde te imaginas daqui a 10 anos?

Honestamente, não sei muito bem onde estarei sequer para o ano, mas com certeza não voltarei tão cedo para Portugal…

 

Entrevista conduzida por Luís Monteiro  

 

 

Médicos portugueses pelo mundo
Menu