A vitamina E e o risco de cancro da próstata

<

Por Pedro Azevedo, IFE MGF – USF Fânzeres

O artigo “Vitamin E and the Risk of Prostate Cancer” publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) a 12 de Outubro de 2011 vem abordar o problema da suplementação de vitamina E e selénio na prevenção do cancro prostático. Os estudos preliminares do estudo SELECT, já haviam demonstrado que estes dois suplementos não contribuíam para a prevenção do cancro prostático, chamando a atenção que a vitamina E poderia mesmo ter um efeito deletério, não provado. Este estudo vem no sentido de clarificar essa relação.

O estudo foi elaborado pela randomização de 35533 homens com PSA menor que 4, idade superior a 55 anos (ou 50 para raça negra) e toque rectal inocente, que foram divididos num grupo sem suplementação (placebo), outro com suplementação de vitamina E, outro com suplementação com selénio e outro ainda com suplementação de selénio e vitamina E.

Os resultados demonstram que a suplementação com vitamina E mostrou um “Hazard Ratio” de 1,17 com p=0,008 demonstrando um aumento do risco de cancro da próstata com a toma destes suplementos. Tal associação não ficou provada no grupo do selénio nem no grupo da suplementação conjunta.

Este artigo vem-nos chamar a atenção para os riscos da suplementação com polivitamínicos sem a devida evidência cientifica que o suporte. Não é só o risco de estarmos a aumentar custos para os nossos doentes, é também o risco de estarmos a pôr em risco a sua saúde. Vale a pena pensar nisso.

 

Artigo original: http://jama.ama-assn.org/content/306/14/1549.full

A não perder
Menu