As quinolonas orais aumentam o risco de descolamento da retina

Por Joana Neto, IFE MGF, USF S João Sobrado

Questão clínica: As quinolonas orais aumentam o risco de descolamento da retina?

Resumo: Foi realizado um estudo de caso controlo a partir de uma base de dados de todos os indivíduos saudáveis residentes em British Columbia, Canada, que tinham sido avaliados por um oftalmologista entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2007. Nesta base de dados está , entre outros, registada detalhadamente toda a medicação efectuada. Os casos de descolamento da retina foram identificados a partir do código de procedimento de cirurgia de reparação retiniana. Foram aleatoriamente selecionados 10 controlos por cada caso, emparelhados para a idade (sem código prévio de descolamento da retina).

Os investigadores procuraram analisar a relação entre a utilização das quinolonas e o diagnóstico de descolamento da retina. A exposição às quinolonas orais incluíram tratamento com ciprofloxacina, levofloxacina, moxifloxacina, norfloxacina, ofloxacina e algumas não comercializadas no nosso país (gatifloxacina, grepafloxacina e trovafloxacina).

Os casos foram agrupados em current users (doentes com término da prescrição sobreposta à data índex definida pelos autores (overlapping with the index date, recente users (os que tinham terminado 1 a 7 dias antes da data índex, e past users (os que tinham terminado entre 8 a 365 dias antes da data índex). Os investigadores também analisaram o risco de descolamento da retina com a exposição a antibióticos beta-lactâmicos orais e agonistas beta de curta acção. A análise estatística foi ajustada para o sexo, cirurgia prévia a cataratas, miopia e diabetes. De um coorte de 989 591 doentes foram identificados 4384 casos de descolamento da retina. O uso actual (current use) de quinolonas foi significativamente associado a maior risco de descolamento da retina (hazard ratio = 4.50; 95% CI, 3.56-5.70; NNTH = 2500), com média de dias desde a primeira prescrição até ao primeiro evento de 4,8 dias. Verificou-se que a ciprofloxacina provocou o maior número de casos, seguida da levofloxacina e norfloxacina. Não foi observado risco com uso recente (recente use) ou passado (past use) de quinolonas ou uso actual de antibióticos beta-lactâmicos orais e agonistas beta de curta acção

Conclusão: O uso de quinolonas orais está significativamente associado a um aumento do risco de descolamento da retina, ocorrendo uma média de 4,8 dias entre o início da terapêutica (number needed to treat to harm [NNTH] = 2500). Verificou-se que a ciprofloxacina provocou o maior número de casos, seguida da levofloxacina e norfloxacina.(LOE = 3b)

Comentário: As quinolonas são um grupo de fármacos frequentemente prescritos. Apresar de numerosos casos reportados de toxicidade ocular, não tinha sido realizado nenhum estudo fármaco-epidemiológico da segurança ocular. Este estudo veio demonstrar que estas estão efectivamente associadas ao descolamento da retina, principalmente com a utilização da ciprofloxacina.

Artigo Original

Prescrição Racional
Menu