Cólicas dos lactentes: serão os probióticos a solução?

Pergunta Clínica: Serão os probióticos eficazes na prevenção e tratamento das cólicas do lactente no  primeiro trimestre de vida?

Enquadramento: As cólicas do primeiro trimestre de vida são um problema comum e angustiante para pais e profissionais de saúde, para o qual não existe atualmente nenhum tratamento ou prevenção comprovadamente eficaz. Neste contexto, os probióticos surgem como solução possível e que vale a pena ser estudada.

Desenho do estudo: Foi feita uma revisão sistemática e meta-análise de estudos aleatorizados sobre cólica do primeiro trimestre em que o uso de probióticos é comparado ao tratamento placebo, ao tratamento standard e à ausência de tratamento, através da avaliação dos parâmetros: quantidade ou duração de episódios de choro/mal-estar do lactente ou registo clínico do diagnóstico “cólica”. Foram selecionados 12 de 1180 estudos.

Resultados: Dos 12 estudos revistos (1825 crianças), metade sugere a eficácia dos probióticos. Dos 12 estudos, 5 ensaios clínicos incidiram sobre o tratamento; destes, 3 concluem a eficácia dos probióticos em lactentes com aleitamento materno exclusivo, 1 conclui a sua ineficácia, e 1 sugere possível eficácia em crianças alimentadas com leite em pó. A meta-análise dos 3 ensaios com lactentes com aleitamento materno exclusivo, apesar dos potenciais vieses, revela que o uso de Lactobacillus reuteri reduz significativamente o tempo de choro. Dos restantes 7 ensaios clínicos, que incidiram sobre a prevenção, apenas 2 sugerem possíveis benefícios do uso de probióticos, tendo a meta-análise sido excluída por elevada variabilidade entre estudos.

Conclusão: Apesar do uso de Lactobacillus reuteri poder ser eficaz no tratamento da cólica do lactente sob aleitamento materno exclusivo, não há evidência suficiente que justifique o seu uso na prevenção ou tratamento das cólicas do primeiro trimestre, sobretudo em lactentes alimentados com leite em pó. Seriam necessários estudos elaborados com mais rigor e numa amostra mais representativa para se poder inferir sobre a eficácia dos probióticos.

Comentário: As cólicas do primeiro trimestre são o principal motivo de consulta nos primeiros três meses de vida e, apesar de autolimitadas, representam uma fonte de angústia para os pais. São várias as causas etiológicas propostas e vários os tratamentos testados, não existindo porém nenhum comprovadamente eficaz. Visto que a diferença na flora intestinal entre lactentes com e sem cólicas é apontada como uma possível etiologia, o estudo de probióticos revela-se pertinente. Esta revisão sistemática/meta-análise, que testa a eficácia dos probióticos neste tipo de cólicas, apesar de revelar resultados inconclusivos, mostra o interesse crescente nesta área em que existem tão poucos estudos com resultados significativos.

Artigo original

Por Luís Paixão, UCSP Fernão de Magalhães

 

 

A não perder
Menu