Controlo intensivo da Diabetes (HgA1c <6%) em causa – resultados a longo prazo do estudo ACCORD

Helena Cabral, IFE MGF – USF Garcia de Orta

O estudo ACCORD incluiu 10.000 indivíduos com DM tipo 2 de longa duração e doença cardiovascular ou factores de risco cardiovasculares adicionais, divididos em 2 grupos – tratamento standard com HbA1c alvo <6% e tratamento intensivo com HbA1c alvo entre 7-7.9%. A duração prevista era de 5 anos mas o grupo de tratamento intensivo foi interrompido ao fim de 3 anos e meio, passando a ter HbA1c alvo igual ao outro grupo, uma vez que apresentava um aumento significativo da mortalidade cardiovascular.

À data de término do estudo, embora a incidência de enfarte de miocárdio não fatal tenha sido menor no grupo de tratamento intensivo, a mortalidade aos 5 anos foi significativamente mais elevada, apesar da mudança de HbA1c alvo a meio do estudo.

Dentro do grupo de tratamento intensivo, foram também analisados os efeitos da redução da pressão arterial para tensão sistólica alvo < 120 mmHg ou <140 mmHg. O grupo de tensão sistólica alvo <120 mmHg apresentou mortalidade mais elevada.

As conclusões deste estudo poderão colocar em causa o controlo intensivo da glicemia para valores de HbA1c < 6% em indivíduos de alto risco com DM tipo de longa duração, bem como da pressão arterial sistólica para valores < 120 mmHg.

Artigo original: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1006524

Prescrição Racional
Menu